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Gestão de multinacionais: análise de trajetórias de internacionalização de empresas brasileiras e de estratégias de gestão de subsidiárias.

Vieira, Cristina Rodrigues De Borba

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2008-12-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Gestão de multinacionais: análise de trajetórias de internacionalização de empresas brasileiras e de estratégias de gestão de subsidiárias.
  • Autor: Vieira, Cristina Rodrigues De Borba
  • Orientador: Zilbovicius, Mauro
  • Assuntos: Administração De Empresas; Empresas Multinacionais; Estratégias Mundiais; Internacionalização De Empresas; Brazil; Internationalization Of Companies; Multinationals; Subsidiaries; Subsidiary Management Strategies
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: As modificações do ambiente competitivo nos mercados consumidores maduros, o aumento do número de empresas competidoras e a aceleração da propagação de novos conhecimentos e tecnologias vêm provocando alterações nas estratégias das empresas e contribuindo para a ampliação do processo de internacionalização. O Brasil está inserido neste processo, ampliando a participação no mercado internacional, com o aumento do número de empresas de capital nacional com subsidiárias no exterior. As empresas decidem pela aquisição e implantação de unidades industriais no exterior com o intuito de ampliar seus mercados e rendimentos. A subsidiária contribui não apenas para o mercado ao qual serve, mas também para outros mercados, tanto como plataforma exportadora quanto como unidade que gera conhecimento a partir do relacionamento com agentes externos. Dado que o processo de internacionalização é importante tanto para empresas quanto para países, o objetivo em questão é entender qual tem sido a trajetória das empresas brasileiras. Dessa forma, este trabalho analisa a gestão das subsidiárias de empresas brasileiras e os diferentes papéis dessas unidades, pretendendo, além de obter um retrato do cenário atual destas empresas, compreender a dinâmica entre matriz e subsidiárias. Para atender aos objetivos foi realizada pesquisa de natureza exploratória e qualitativa, através de estudo de caso de quatro empresas. Foram utilizadas técnicas de entrevista em profundidade, com o apoio de fontes documentais. O trabalho com múltiplos casos foi fundamental para caracterizar as diferenças de estratégias entre as empresas, assim como para justificar a escolha das mesmas. A pesquisa mostrou que não é possível estabelecer um modelo de gestão típico para as subsidiárias, isto é, não existe alinhamento ótimo entre os elementos da estratégia de gestão da empresa atribuição da subsidiária, grau de autonomia dos gestores, nível de transações de conhecimento, nível de atividades técnicas e mecanismos de gestão. Conclui-se que o alinhamento é dependente da estratégia, que por sua vez é estabelecida em função da análise do ambiente econômico.
  • DOI: 10.11606/T.3.2008.tde-13052009-085024
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2008-12-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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