skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Participação conjunta das proteínas podoplanina, ezrina e Rho-A no processo de invasão tumoral de carcinomas espinocelulares de lábio

Agnes Assao S Nonogaki; José Roberto Pereira Lauris; A. L Carvalho; C. A. L Pinto; F. A Soares; Denise Tostes Oliveira; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (32. 2015 Campinas)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 29, p. 78, res. FC019, Sept. 2015. Supplement 1

São Paulo 2015

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Participação conjunta das proteínas podoplanina, ezrina e Rho-A no processo de invasão tumoral de carcinomas espinocelulares de lábio
  • Autor: Agnes Assao
  • S Nonogaki; José Roberto Pereira Lauris; A. L Carvalho; C. A. L Pinto; F. A Soares; Denise Tostes Oliveira; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (32. 2015 Campinas)
  • Assuntos: PROTEÍNAS; CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS (QUÍMICA); NEOPLASIAS LABIAIS (QUÍMICA)
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 29, p. 78, res. FC019, Sept. 2015. Supplement 1
  • Notas: Disponível em: <http://www.sbpqo.org.br/hotsite/anais/BOR-v029-Suppl-Book_FINAL.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2015
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A localização da podoplanina e da ezrina nas células malignas sugere uma ligação dessas proteínas na migração e invasão dos tumores, ativadas mediante a fosforilação de Rho-A. O objetivo desse estudo foi verificar a correlação da expressão de podoplanina, ezrina e Rho-A em 91 carcinomas espinocelulares de lábio inferior e verificar a associação dessas proteínas com as variáveis clínico-patológicas, evolução e prognóstico dos pacientes, e com o índice de malignidade dos tumores. Foram aplicados os testes do qui-quadrado ou exato de Fischer, o coeficiente de correlação de Spearman e para a sobrevivência global em 5 e 10 anos, o estimador produto-limite Kaplan-Meier e o teste log-rank. Uma associação significativa entre a expressão citoplasmática de podoplanina com a recidiva locorregional (p=0,028), comprometimento linfonodal histopatológico (p= 0,010) e etilismo (p =0,024) foi observada. Houve ainda uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a expressão de podoplanina membranosa (p=0,000 e r =0,384) e citoplasmática (p=0,000 e r=0,344) com a expressão de ezrina, e da podoplanina membranosa com a Rho-A (p =0,006 e r=0,282). Nenhuma das três proteínas se mostrou fator de prognóstico para os pacientes com câncer de lábio. Dessa forma, a forte expressão membranosa de podoplanina pode ajudar a identificar os pacientes com menor risco de recidiva locorregional e a correlação entre as expressões dessas proteínas sugere uma participação conjunta nos processos de movimentação celular e invasão tumoral do câncer de lábio.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 78, res. FC019.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.