skip to main content

Notas sobre as transparências do filme em Theodor Adorno

Bergamaschi, Alessandra

Ars (São Paulo, Brazil), 2020-01, Vol.17 (17), p.183-196

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Texto completo disponible

Citas Citado por
  • Título:
    Notas sobre as transparências do filme em Theodor Adorno
  • Autor: Bergamaschi, Alessandra
  • Materias: cinema ; dialética ; mimese ; modernismo ; objetos de arte ; teoria crítica
  • Es parte de: Ars (São Paulo, Brazil), 2020-01, Vol.17 (17), p.183-196
  • Descripción: O artigo propõe uma panorâmica sobre a dialética entre o mimético e construtivo na constituição da obra de arte, a partir de Teoria Estética, de Theodor Adorno. Essa elaboração servirá para fundamentar a leitura do artigo “Transparencies on Film”, no qual o autor discute as especificidades do filme e as possibilidades de resistência à indústria cultural que ele oferece enquanto obra de arte. Um ponto central nesse debate é a alegação de imediatismo e verossimilhança do fotográfico, que, a princípio, impediria as possibilidades construtivas da obra, aspecto fundamental para a arquitetura conceitual da estética de Adorno.
  • Editor: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglés;Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere

  • Buscando por
  • enscope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar lo que tiene hasta ahora