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O alinhamento estratégico entre a área de TI e a área de Shopper Marketing de empresas de bens de consumo.

Pignanelli, Felipe Canella Barros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2019-06-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O alinhamento estratégico entre a área de TI e a área de Shopper Marketing de empresas de bens de consumo.
  • Autor: Pignanelli, Felipe Canella Barros
  • Orientador: Laurindo, Fernando José Barbin
  • Assuntos: Alinhamento Estratégico; Estratégia Organizacional; Marketing Estratégico; Psicologia Do Consumidor; Tecnologia Da Informação; Varejo; Information Technology (It); Shopper Marketing; Strategic Alignment
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia (Engenharia de Produção)
  • Descrição: O mercado consumidor enseja acirrada competição entre as empresas de bens de consumo nos dias atuais. O grande número de fabricantes inserido no mercado, somado ao grande número de marcas, categorias e subcategorias de produtos faz com que cresça a necessidade da área de Trade Marketing em desenvolver estratégias cada vez mais focadas e específicas para cada canal de distribuição (lojas/varejo). Dessa forma, surge a área de Shopper Marketing com o intuito de proporcionar entendimento do comprador (shopper) de cada canal, compreendendo e desenvolvendo estratégias, por intermédio das pesquisas de shopper, associadas à experiência de compra. Nesse sentido, são considerados os aspectos emocionais relacionados ao momento da compra, e à Jornada de Compra (Path to Purchase) desse shopper. A criação de Conhecimento Organizacional e as inovações provenientes da Tecnologia da Informação são posicionadas como pilares importantes para a difusão do conhecimento desenvolvido na área de Shopper Marketing para toda a organização, potencializado pelo devido alinhamento estratégico entre as áreas e a alta gestão das empresas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as áreas de Shopper Marketing das organizações estão alinhadas estrategicamente com a área de TI e alta gestão do negócio para a criação de conhecimento organizacional estratégico.
  • DOI: 10.11606/D.3.2019.tde-12092019-144743
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2019-06-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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