skip to main content

Estruturação do processo decisório na gestão de rentabilidade do portfólio de produtos

Yamamoto, Eduardo Marcolino

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2017-11-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estruturação do processo decisório na gestão de rentabilidade do portfólio de produtos
  • Autor: Yamamoto, Eduardo Marcolino
  • Orientador: Torres Junior, Alvair Silveira
  • Assuntos: Processo Decisório; Estruturação; Metadecisão; Rentabilidade; Portfólio De Produtos; Profitability; Product Portfolio; Decision-Making Process; Metadecision; Structuring
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo analisou os diversos fatores que influenciam a tomada de decisões na gestão de rentabilidade do portfolio de produtos em empresas de bens de consumo, investigando os aspectos lógicos e comportamentais de liderança que influenciam este processo decisório para ao final do estudo propor um conjunto de diretrizes com oito etapas e vinte e cinco elementos específicos, que devem ser considerados na estruturação do processo decisório relacionado a uma gestão ativa da rentabilidade do portfólio de produtos em empresas de bens de consumo. Esta abordagem de gestão ativa proposta pelas diretrizes orienta o processo de decisão para identificar os desvios e buscar as causas dos problemas, atuando assim de forma mais estruturante e menos paliativa na gestão de rentabilidade do portfolio de produtos. As diretrizes propostas visam guiar as organizações de bens de consumo a adequarem suas práticas de gestão do portfolio de produtos com maior ciência sobre as variáveis que impactam o processo decisório quando se trata da gestão de rentabilidade em questão, envolvendo os aspectos quantitativos e qualitativos e suas inerentes complexidades, principalmente quando há neste processo de gestão diversos produtos, agentes e interesses distintos envolvidos. Como método, este estudo partiu da análise de um caso prático vivenciado pelo autor, para então explorar a teoria e posteriormente retornar à prática realizando três pesquisas de campo, iniciando com um estudo de caso único e seguido por outras duas pesquisas utilizando entrevistas em profundidade com gestores de produtos de outras empresas e especialistas no tema.
  • DOI: 10.11606/D.12.2018.tde-20022018-113132
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2017-11-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.