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Participação da estética japonesa na arte moderna brasileira estudo de caso : Manabu Mabe

Silvana Dudonis Vitorelo Iizuka Virgílio Noya Pinto 1929-

2000

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t709.8104 I25p e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Participação da estética japonesa na arte moderna brasileira estudo de caso : Manabu Mabe
  • Autor: Silvana Dudonis Vitorelo Iizuka
  • Virgílio Noya Pinto 1929-
  • Assuntos: Mabe, Manabu 1924-1997; ARTES (INFLUÊNCIA JAPONESA) -- SÉCULO 20 -- BRASIL; PINTURA -- SÉCULO 20 -- BRASIL; PINTORES -- SÉCULO 20 -- BRASIL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste trabalho de pesquisa é o de abordar a contribuição da estética tradicional japonesa para a arte moderna brasileira - em particular a pintura - introduzida por meio das atividades artísticas de elementos das colônias de imigrantes japoneses, chegadas ao país a partir de 1908. Para tal intenção optou-se, para o Estudo de Caso, pelo pintor nipo-brasileiro Manabu Mabe que, além de seu evidente renome, possui uma produção estável, com uma linguagem artística constante e acervo disponível bastante vasto para o estudo. As obras analisadas dizem respeito ao período posterior à experimentação cubista do pintor, de 1955 a 1985, e se referem ao abstrato informal - em parte, devido a maior expressividade e acesso a ilustrações destas obras (a quase totalidade das telas figurativistas é de acervo particular e não consta de catálogos). A análise é desenvolvida de forma a identificar e compreender as principais características nelas contidas, que podem ser resgatadas na estética tradicional japonesa. Para tanto, orienta-se o processo investigante sob uma sistemática de pesquisa, baseada na linguagem do desenho, para todos os trabalhos selecionados. Tais traços da estética tradicional japonesa são identificados e comparados dentro da obra do artista; para sustentar a abordagem da análise há uma prévia descrição dos períodos históricos da Arte e da Cultura do Japão que, apesar de sucinta, localiza o grupo de manifestações e influências tidas como tradicionais,
    que serão retratados na síntese. Para concluir o estudo, as principais características da estética japonesa que o pintor incorpora em suas obras são detectadas e analisadas, observando-se como estes valores técnicos e conceituais são transferidos às artes plásticas no país - ou seja, a participação dos imigrantes e de suas características culturais na formação da nossa própria experiência cultural
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 219 p il.
  • Idioma: Português

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