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Um espaço singular para o psicólogo: grupos de formação de educadores orientados pela psicanálise e pela psicologia escolar

Davini, Juliana

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2003-11-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um espaço singular para o psicólogo: grupos de formação de educadores orientados pela psicanálise e pela psicologia escolar
  • Autor: Davini, Juliana
  • Orientador: Souza, Marilene Proenca Rebello de
  • Assuntos: Educadores; Subjetividade; Formação De Professores; Psicanálise; Psicanálise E Educação; Psicologia Escolar; Subjectivity; School Psychology; Psychoanalysis And Education; Psychoanalysis; Educators; Teacher Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Psicologia escolar e do desenvolvimento humano
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição de uma prática de ensino orientada pela Psicanálise e pela Psicologia Escolar, realizada em grupos de formação para educadores na instituição Espaço Pedagógico. Toma-se como perspectiva compreender a natureza das contribuições que esta prática tem proporcionado na construção de mudanças profissionais e pessoais, aos educadores que dela participam. As fontes de dados dessa pesquisa são os registros escritos pelos educadores, alunos dos cursos de formação, bem como registros de diário do professor no período de 1992 a 2001. Dentre um montante de 378 documentos, foram selecionadas dois para serem detalhadamente analisados. A análise do material foi feita a partir do referencial teórico da Psicanálise, destacando a presença de mudanças na posição subjetiva do aluno-educador frente ao ato de ensinar e aprender, ocorridas dentro de um grupo e numa instituição, representadas nos depoimentos orais e escritos. Para tanto, consideramos nos textos as ênfases dadas pelos alunos-educadores em determinadas temáticas e questões, os temas recorrentes, as repetições, denegações, lapsos e hesitações. Procuramos marcar as posições subjetivas ocupadas pelos alunos-educadores em seus discursos, analisando as conseqüências profissionais e pessoais que decorrem da posição em que se colocam, bem como das posições que delegam ao outro. Para tal apresentou-se as falas iniciais dos alunos-educadores, seguidas das intervenções feitas pelo professor do curso de formação, juntamente com a intervenção dos outros membros do grupo. O intuito foi identificar os efeitos produzidos, através das intervenções sofridas pelos alunos-educadores, nas suas posições subjetivas. A pesquisa demonstrou que a maneira de ensinar, orientada pela Psicanálise, juntamente com os temas desenvolvidos ao longo do curso de formação, impulsionam a problematização da prática dos educadores, configurando-se como temas que podem convocar a subjetividade dos mesmos, abrindo a possibilidade para mudanças na posição subjetiva, que por sua vez, incidem em mudanças no ambiente profissional. Conclui-se que esta prática articula os campos da Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica, da Educação e da Psicanálise, constituindo um lugar próprio e intermediário entre os três campos.
  • DOI: 10.11606/D.47.2003.tde-25082006-202800
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2003-11-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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