skip to main content

Ação do ácido oléico sobre o processo de secreção de insulina possível papel do GPR40 e NAD(P)H oxidase

L. R. B. Santos Angelo Rafael Carpinelli; D Morgan; M. S Rocha; M. F. R Graciano; Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo (8. 2008 São Paulo)

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia São Paulo v. 52, suppl. 2, p. S155, res. 01.B.04, 2008

São Paulo 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Ação do ácido oléico sobre o processo de secreção de insulina possível papel do GPR40 e NAD(P)H oxidase
  • Autor: L. R. B. Santos
  • Angelo Rafael Carpinelli; D Morgan; M. S Rocha; M. F. R Graciano; Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo (8. 2008 São Paulo)
  • Assuntos: FISIOLOGIA
  • É parte de: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia São Paulo v. 52, suppl. 2, p. S155, res. 01.B.04, 2008
  • Descrição: Introdução: O excesso de ácidos graxos pode provocar danos à célula-'célula' levando a síntese de lipídios complexos que ativam a PkC e aumentam a secreção de insulina. Recentemente foram identificados receptores de membrana ligados à proteína Gq (GPRs), como o GPR40, expresso principalmente em células-'beta' das ilhotas pancreáticas, cuja estimulação induz a ativação de PkCs. Esses receptores são estimulados por ácidos graxos de cadeia média e longa, sendo o oleato o seu mais potente ativador. Nosso grupo demonstrou que as células-'beta' de ilhotas pancreáticas de rato expressam uma enzima similar a NAD(P)H oxidase presente em neutrófilos e que também é ativada pela PkC. A inibição dessa enzima reduz a secreção de insulina por ilhotas isoladas induzida por concentrações elevadas de glicose. Métodos: Foram utilizadas ratas adultas wistar com cerca de três meses de idade e 200 g ± 5% de peso corporal. As ilhotas pancreáticas após serem isoladas pelo método da colagenase, foram incubadas em krebs Hanseleit por 1 hora a 37 oC contendo: 100?M de ácido oléico (AO); 0,1% de BSA e 5,6 ou 16,7mM de glicose. A dosagem de insulina foi realizada por radioimunoensaio e a avaliação do conteúdo protéico de PkC, GPR40 e gp91PHOX por western blotting e expressão gênica por PCR em tempo real.
    Resultados: O tratamento das ilhotas pancreáticas com AO provocou aumento na secreção de insulina induzida por 5,6 e 16,7 mM de glicose. Por outro lado não observamos alteração na expressão protéica da PkC e gp91PHOX (subunidade da NAD(P) H oxidase). Na presença de 16,7 mM de glicose o oleato aumentou a expressão protéica do GPR40 (20%) embora a expressão gênica deste e da pró-insulina diminuíram 45% e 53% respectivamente. ) O oleato aumentou a expressão gênica do gp91PHOX somente na presença de 5,6 mM de glicose sem alterar a expressão da p47 PHOX em nenhuma das concentrações do açúcar. Discussão: Nossos dados confirmam a ação potencializadora do oleato sobre a secreção de insulina por ilhotas isoladas e deixam clara a interferência do ácido graxo sobre a expressão do GPR40, da pró-insulia e do gp91PHOX. Esses achados falam a favor de uma possível ação do oleato sobre a NAD(P)H oxidase mediada pelo GPR40.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. S155 res. 01.B.04.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.