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Análise comparativa do ditado oral de alunos da primeira série de entidade filantrópica e colégio particular

Magali de Lourdes Caldana F. F Magalhães; Tatiane Martins Jorge; A. F. F. (*) Pereira; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Arsênio Sales-Peres; Jornada Fonoaudiológica (12. 2005 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2005

Bauru FOB-USP 2005

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  • Título:
    Análise comparativa do ditado oral de alunos da primeira série de entidade filantrópica e colégio particular
  • Autor: Magali de Lourdes Caldana
  • F. F Magalhães; Tatiane Martins Jorge; A. F. F. (*) Pereira; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Arsênio Sales-Peres; Jornada Fonoaudiológica (12. 2005 Bauru)
  • Assuntos: RECEPÇÃO AUDITIVA E EMISSÃO GRÁFICA; ENSINO FUNDAMENTAL; ESCOLA PARTICULAR; BAURU(SP)
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2005
  • Descrição: Introdução: A escrita é uma das formas mais aprimoradas da comunicação humana e reflete um importante aspecto em termos de linguagem, que é o domínio do código gráfico. Sua utilização difere entre as comunidades, uma vez que as condições sociais, econômicas e culturais exercem influência sobre o desenvolvimento da linguagem. Compreender o tipo de elaboração gráfica dos alunos permite o estabelecimento de medidas preventivas e terapêuticas eficazes. Objetivo: Desta forma, pretende-se analisar comparativamente o ditado oral de crianças da primeira série do Ensino Fundamental de uma entidade filantrópica e de um colégio particular, do município de Bauru/SP. Metodologia: A pesquisa teve início após consentimento da Instituição (constituída por uma entidade filantrópica e um colégio particular, na mesma estrutura física e que adotam a mesma metodologia de ensino). A amostra foi constituída por 65 alunos matriculados na primeira série, sendo 42 da entidade filantrópica e 23 do colégio particular. As crianças foram solicitadas pelo professor, em sala de aula, a realizar um ditado oral, a partir de uma lista de palavras proposta por Braz e Pelicciotti (1988). Foram analisados os seguintes aspectos: nível de alfabetização, pressão do lápis empregado na escrita, organização espacial da escrita no papel e tipos de erros ortográficos, sendo este último analisado de acordo com Zorzi (1998). Após a coleta dos dados, os mesmos foram analisados de forma descritiva e quantitativa, pela
    aplicação do teste QuiQuadrado. Resultados: Com relação ao nível de alfabetização, verificou-se que a totalidade dos alunos do colégio particular se encontrava no nível alfabético, enquanto que 33,3% (14) das crianças da entidade filantrópica estavam aquém desse nível (pré-silábico ou silábico-alfabético). A análise da pressão do lápis não evidenciou diferenças significantes entre a entidade filantrópica e o colégio particular, ) enquanto que verificou-se predomínio estatisticamente significante de inadequação quanto à organização espacial nas crianças da entidade filantrópica. Para a análise dos tipos de erros ortográficos, consideraram-se apenas as crianças que se enquadravam no nível alfabético. Assim, a amostra da entidade filantrópica foi constituída por 28 crianças. Foram observados que os erros de representação múltipla, generalização de regras, omissão de letras e demais erros enquadrados na categoria 'outros' predominaram de forma significante na entidade filantrópica. Conclusão: Apesar da estrutura física do prédio e da metodologia de ensino empregada serem as mesmas, verificaram-se diferenças quanto ao nível de alfabetização, organização espacial da escrita no papel e tipos de erros ortográficos, o que reforça que a condição sócio-econômica tem importante papel no desempenho escolar.
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: p. 55.
  • Idioma: Português

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