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O museu que nunca fecha: a exposição virtual como um programa de ação educativa

Jahn, Alena Rizi Marmo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2016-11-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O museu que nunca fecha: a exposição virtual como um programa de ação educativa
  • Autor: Jahn, Alena Rizi Marmo
  • Orientador: Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
  • Assuntos: Exposição Virtual; Arte; Curadoria Educativa; Ensino/Aprendizagem; Museu Virtual; Virtual Exhibition; Teaching/Learning; Art; Educational Curating; Virtual Museum
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese de doutorado consiste na remontagem virtual da exposição A casa tomada (de Julio Cortázar) por desenhos que não deram certo. Desenhos de 1978/80. Apogeu do Claro-escuro Pós-Caravaggio, do artista joinvilense Luiz Henrique Schwanke, realizada no Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro (RJ), em 1980. Tal remontagem é ancorada na curadoria educativa, entendida no contexto desta pesquisa como uma forma de desenhar exposições pensadas para todos os tipos de público, por meio da qual a arte se coloca em articulação com o indivíduo e com a sociedade, de maneira a ser ativada como um instrumento de ação cultural. Essa exposição acontece no Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke Virtual (MAC Schwanke Virtual), localizado no website do museu, que ainda não possui sede física, mas que já atua enquanto tal mediante seus programas e suas ações. Defende-se a existência do museu no ambiente virtual em rede, assim como a utilização desse espaço pela exploração de suas especificidades, ou seja, como um meio de ampliar as ações do museu e de pôr o seu acervo constantemente em ativação, para deleite, pesquisa e estudo, sem reproduzir os recursos utilizados na realidade física. Portanto, a versão virtual da exposição promovida está alicerçada na exploração da natureza não linear e hipermidiática no ciberespaço, e não na tentativa de reprodução do espaço e da lógica de exposições existentes na realidade física, o que aqui, conforme já dito, ocorreu por intermédio da curadoria educativa.
  • DOI: 10.11606/T.27.2017.tde-15032017-152042
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2016-11-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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