A criança em situação de rua na imprensa paranaense A construção social nos deslocamentos semânticos
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A criança em situação de rua na imprensa paranaense A construção social nos deslocamentos semânticos

  • Autor: Farah, Angela Maria
  • Orientador: Medina, Cremilda Celeste de Araujo
  • Assuntos: Leitura Cultural; Criança Em Situação De Rua; Semântica; Jornalismo; Reportagem; Report; Children In Street Situation; Journalism; Cultural Reading; Semantics
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
  • Descrição: Esta pesquisa propõe uma discussão sobre a narrativa jornalística e suas técnicas de produção, como elementos norteadores para a compreensão de temas atuais e relevantes para o exercício da cidadania, por meio da análise de reportagens que tratem da temática \"crianças em situação de rua\" e as variações semânticas em torno de expressões, como \"menores\", \"menores de rua\", \"meninos de rua\", entre outras, ao longo das últimas décadas, que podem denominar um grupo de crianças que vive nas ruas das cidades. A alteração dos usos semânticos como se nomeia o grupo ou o indivíduo, o tratamento e a compreensão na imprensa dessa temática são o foco central da investigação. A pesquisa de campo inicial se caracterizou pela busca do material jornalístico produzido por jornais paranaenses, observando as mudanças sociais e legislativas ocorridas desse período em diante, com a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990. Foram selecionadas sete pastas fornecidas pela técnica da Biblioteca Pública do Paraná com a palavra-chave menor carente. O maior número da amostra corresponde a material jornalístico informativo, seguido de artigos opinativos. Para realizar a leitura cultural do material selecionado, são identificadas as quatro linhas epistemológicas da reportagem dadas por Cremilda Medina e Paulo Roberto Leandro, em 1973: o protagonismo social, a consequente contextualização que, por sua vez, apresenta-se no âmbito de raízes histórico-culturais e passa pela análise dos especialistas em diagnósticos-prognósticos sobre a circunstância em pauta, além do estudo das noções desenvolvidas por Cremilda Medina, como a dialogia social e o signo da relação; a interação social criadora; a narrativa da contemporaneidade; o leitor cultural; e a observação-experiência; assim como a discussão, sobre a fixação no tempo documental da produção jornalística, principalmente por meio da reportagem, buscando os sentidos semânticos nos arquivos produzidos por centros de documentação, como é o caso do corpus desta pesquisa.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-12072018-143945
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-04-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • ECA - Escola de Comunicações e Artes (t079.8162 F219c )