skip to main content

Derivações a errância da imagem fotográfica

Kenji Ota Artur Matuck

2001

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t770.08 O87d e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Derivações a errância da imagem fotográfica
  • Autor: Kenji Ota
  • Artur Matuck
  • Assuntos: FOTOGRAFIA (ENSAIOS); TÉCNICA DE FOTOGRAFIA; FOTOGRAFIA -- SÉCULO 20 -- BRASIL; FOTÓGRAFOS -- SÉCULO 20 -- BRASIL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O propósito da presente pesquisa é a produção de um ensaio fotográfico que se caracteriza pela remodelação imagética ocasionada pelo uso singular de alguns processos históricos fotográficos: percurso de exploração estética e ao mesmo tempo técnica que aponta para o aprofundamento de formas processuais que enfatizam a materialidade da imagem fotográfica. Embora o trabalho com as técnicas fotoquímicas do séc. XIX (Goma Bicromatada, Papel Albuminado, "Vandyke", Cianótipo, entre outros pesquisados) venha acontecendo regularmente desde os anos 80 com resultados interessantes, foi só nos anos 90 com a incorporação de um novo elemento, o papel artesanal, que chegamos à configuração de um dispositivo de impressão singular. Contrapondo-se aos papéis fotográficos industriais, a interação dos materiais e fazeres - a formatação irregular do papel + encolagem e emulsionamento à pincel - constituíram um dispositivo - em si - produtor de alteridades gráficas. O ensaio fotográfico realizado é o percurso experienciado deste campo instável de enformação fotográfica. Lugar onde o acaso, não é somente gerador de caos, de desordem, mas, substancialmente uma outra forma de auto organização da materialidade imagética
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 88 p il.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.