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Quem são e o que estudam as/os pesquisadore/as de gênero na Comunicação

Claudia Lago Mônica Martinez; Seminário Internacional Fazendo Gênero (11. 2017 Florianópolis)

Seminário Internacional Fazendo Gênero Anais Florianópolis, 2017

Florianópolis 2017

Acesso online

  • Título:
    Quem são e o que estudam as/os pesquisadore/as de gênero na Comunicação
  • Autor: Claudia Lago
  • Mônica Martinez; Seminário Internacional Fazendo Gênero (11. 2017 Florianópolis)
  • Assuntos: PESQUISA EM COMUNICAÇÃO; GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS); RELAÇÕES DE GÊNERO; FEMINISMO; SEXUALIDADE
  • É parte de: Seminário Internacional Fazendo Gênero Anais Florianópolis, 2017
  • Notas: Disponível em: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1499529493_ARQUIVO_LAGOEMARTINEZ.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021
  • Descrição: A Comunicação tem um estatuto multidisciplinar com temáticas, abordagens, teorias, metodologias e até técnicas distintas e, não raro, incompatíveis entre si. No entanto, a discussão sobre as representações apresentada pelo sistema midiático é constante nos congressos e publicações da área. Apesar disso, nestes espaços institucionais de construção do conhecimento, notamos poucos trabalhos amparados nos estudos de Gênero, fundamentais para a construção das representações postas em circulação pela mídia. Em relação ao Jornalismo em trabalho anterior, por exemplo, percebemos a quase ausência do conceito de Gênero na base de dados da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), que reúne trabalhos apresentados em seus congressos desde 2003. Este trabalho busca entender quem produz e o que se produz em termos de Gênero no campo da Comunicação. Para tanto, analisamos artigos publicados nos últimos três anos nas principais revistas da área, pontuadas como A2 no Sistema Qualis (o maior do ranking do campo). O objetivo é mapear as/os autoras/es que trabalham com a categoria no campo da Comunicação no Brasil, identificando as temáticas, as metodologias, abordagens e referências utilizadas. Com esta análise as proponentes pretendem refletir sobre uma questão subjacente: porque as questões de Gênero, tão cruciais para pensar o universo midiático, são subdimensionadas no radar da/os pesquisadora/es da Comunicação?
  • Editor: Florianópolis
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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