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As aprendizagens das tomadas de decisão sobre o passe e a interceptação do futsal com base na percepção da coordenação interpessoal

Pinho, Silvia Teixeira De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte 2018-04-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As aprendizagens das tomadas de decisão sobre o passe e a interceptação do futsal com base na percepção da coordenação interpessoal
  • Autor: Pinho, Silvia Teixeira De
  • Orientador: Correa, Umberto Cesar
  • Assuntos: Aprendizagem; Coordenação Interpessoal; Tomada De Decisão; Variáveis Espaço-Temporais; Decision-Making; Interpersonal Coordination; Learning; Spatiotemporal Variables
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi investigar as aprendizagens das tomadas de decisão sobre o passe (experimentos 1 e 2) e a interceptação (experimentos 3 e 4) do futsal com base na percepção de variáveis espaço-temporais de coordenação interpessoal. Foram filmados 11 jogos de futsal em 4 experimentos, dos quais foram analisados 870 passes bem-sucedidos e 152 passes interceptados realizados por 139 meninas com idades entre 12 e 15 anos. O experimento 1 envolveu a realização de pré-teste e pós-teste; os demais experimentos envolveram, adicionalmente, a realização de um teste de retenção, os quais constaram de jogos de futsal de 10 minutos. Os deslocamentos das jogadoras relativas às coordenadas x e y foram capturados pelo software TACTO, do momento em que o passador recebeu a bola até momento que a bola foi recebida ou interceptada. Nos experimentos 1 e 2 as práticas foram manipuladas em relação às instruções \"passe a bola para a jogadora mais longe da marcadora\" e \"passe a bola para a jogadora que estiver abrindo mais rapidamente\". Neles, as seguintes medidas foram utilizadas: ângulos interpessoais, velocidades angulares, variabilidades angulares, tempo de posse de bola e eficiência do passe. Nos experimentos 3 e 4 foram manipuladas, respectivamente, as seguintes instruções de coordenação interpessoal: \"corra para a linha da bola\" e \"quando o defensor pressionar o passador, corra para a linha da bola\". As medidas utilizadas nesses experimentos foram: índice da linha da bola, velocidade de interceptação, velocidade de aproximação e efetividade da interceptação. Os resultados permitiram inferir que a prática com ênfase na percepção de variáveis de coordenação interpessoal não possibilitou a aprendizagem da tomada de decisão do passe. Mas o contrário - aprendizagem - ocorreu em relação à interceptação. Entretanto, a aprendizagem somente foi verificada quando a prática não envolveu o comportamento casado, ou seja, quando o interceptador não tinha que prestar atenção ao mesmo tempo em seu companheiro de time e na linha da bola. Os experimentos 1, 2 e 4 refutaram as proposições sobre a generalização dos resultados de pesquisa para o contexto de aprendizagem
  • DOI: 10.11606/T.39.2018.tde-19062018-113812
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2018-04-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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