skip to main content

O processo de recontextualização no Currículo de Ciências: análise da exigência conceitual na construção do discurso pedagógico

Felisberto, Natan Henrique Bataglia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2022-06-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O processo de recontextualização no Currículo de Ciências: análise da exigência conceitual na construção do discurso pedagógico
  • Autor: Felisberto, Natan Henrique Bataglia
  • Orientador: Motokane, Marcelo Tadeu
  • Assuntos: Recontextualização; Currículo De Ciências; Exigência Conceitual; Sociologia Educacional; Prática Pedagógica; Science Curriculum; Recontextualization; Conceptual Demand; Pedagogic Practice; Sociology Of Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A redução do nível de exigência conceitual é um grave problema para a qualidade do currículo de ciências. O objetivo de pesquisa é: investigar o nível de exigência conceitual presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, no Caderno do Aluno do projeto São Paulo faz escola, em uma Sequência Didática Investigativa sobre a Ecologia de morcegos, nas aulas de três professores de Ciências e nas produções textuais escritas de estudantes, compostas por artigos de opinião e relatórios científicos. Dentre os referenciais teóricos adotados, podemos mencionar as teorias do sociólogo Basil Bernstein, o conceito de exigência conceitual formulado por Ana Maria de Morais e as teorias sobre o currículo de José Gimeno Sacristán. Os métodos de investigação adotados se baseiam na abordagem mista de investigação, que recorre às formas de inquérito quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que, ao longo do processo de recontextualização do conhecimento científico, ocorre uma redução no nível de exigência conceitual. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais indicaram alto nível de exigência conceitual. O Caderno do Aluno do projeto São Paulo faz escola indicou baixo nível de exigência conceitual. A Sequência Didática Investigativa e as aulas dos três professores indicaram níveis de exigência conceitual intermediários. As produções textuais escritas dos estudantes indicaram diferenças. Os resultados sugerem que a Sequência Didática Investigativa e as aulas de um dos professores promovem um currículo de alta qualidade.
  • DOI: 10.11606/D.59.2022.tde-25072022-105729
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-06-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.