skip to main content

ANÁLISE DA ARQUITETURA ESCOLAR PÚBLICA: UMA ABORDAGEM SOB O OLHAR DO USUÁRIO

Da Silva, Juliana Christiny Mello ; Brasil, Paula de Castro ; Rola, Sylvia Meimaridou

Revista Foco, 2023-05, Vol.16 (5), p.e1741 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    ANÁLISE DA ARQUITETURA ESCOLAR PÚBLICA: UMA ABORDAGEM SOB O OLHAR DO USUÁRIO
  • Autor: Da Silva, Juliana Christiny Mello ; Brasil, Paula de Castro ; Rola, Sylvia Meimaridou
  • É parte de: Revista Foco, 2023-05, Vol.16 (5), p.e1741
  • Descrição: O presente artigo consiste na análise do espaço arquitetônico escolar, considerando a percepção dos usuários e as demandas do projeto pedagógico de uma edificação pública de ensino. Este estudo possui o objetivo de compreender o cenário contemporâneo da arquitetura escolar pública brasileira. A relevância desta pesquisa baseia-se no fato de que o edifício educacional influencia diretamente o desempenho dos alunos, professores e colaboradores no processo de ensino-aprendizagem. A respectiva avaliação pós-ocupação procura compreender de forma aprofundada as necessidades de todos os grupos de usuários da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade. Por meio dos diagnósticos realizados, no ambiente construído, estruturou-se uma relação de aspectos necessários para a execução de projetos de edifícios escolares. Assim, a escola analisada retrata a maneira como a educação básica no Brasil tem sido desenvolvida. A inadequação qualitativa e quantitativa dos ambientes observados retrata a realidade de inúmeras instituições de ensino existentes em todo o território nacional. Deste modo, torna-se emergencial mudar a maneira de se projetar escolas e tornar o usuário o centro de todo o processo de projeto.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.