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A educação ambiental sob a ótica da gestão de recursos hídricos.

Lagos Bustos, Myriam Ruth

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2003-09-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A educação ambiental sob a ótica da gestão de recursos hídricos.
  • Autor: Lagos Bustos, Myriam Ruth
  • Orientador: Porto, Monica Ferreira do Amaral
  • Assuntos: Educação Ambiental; Recursos Hídricos (Proteção); Environmental Education; Water Resources
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Engenharia Hidráulica
  • Descrição: Este trabalho visa a apresentar e discutir a problemática de educação ambiental e sua importância para a gestão dos recursos hídricos. Discute a sistemática de financiamento dos programas de educação ambiental financiados no âmbito do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (FEHIDRO). Para tal finalidade foram apresentadas as principais formulações teóricas dos seguintes aspectos: educação ambiental - cidadania, consciência ecológica, conscientização e participação nas áreas de recursos hídricos, além de instrumentos de gestão ambiental e de políticas voltadas para o setor destinadas a alcançar soluções na execução da gestão ambiental integrada e participativa na bacia hidrográfica Alto Tietê. Este estudo demonstra que os projetos de educação ambiental financiados pelo FEHIDRO, no período 1996-2000, são restritos quanto à interação, integração e participação entre órgãos governamentais, privados e sociedade civil, ao longo do tempo. Com efeito, o FEHIDRO não mantém a continuidade sustentada dos projetos, mesmo para aqueles programas que alcançam eficácia razoável. Isto revela a falta de maturidade do sistema a falta de entendimento do conceito de gestão ambiental sob a ótica da gestão de recursos hídricos e os problemas de gestão de fundos financeiros pelo comitê da bacia. É fundamental que a abordagem do uso múltiplo da água e os problemas que envolvem a bacia possam ser sustentados na educação ambiental, a qual potencialmente deve ser um instrumento de alteração de padrões de comportamento e de valorização do meio ambiente e da bacia hidrográfica. Faz parte do programa proposto por meio da educação ambiental a integração entre a visão do meio ambiente e dos recursos hídricos, cujo beneficio resultará no desenvolvimento de projetos que contem com a participação dos atores sociais.
  • DOI: 10.11606/T.3.2003.tde-26112003-081920
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2003-09-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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