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Papel da inferência na relação entre modelos mentais e modelos científicos sobre célula

Fogaca, Monica

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2006-04-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Papel da inferência na relação entre modelos mentais e modelos científicos sobre célula
  • Autor: Fogaca, Monica
  • Orientador: Macedo, Lino de
  • Assuntos: Jogo; Inferência; Imagem Mental; Ensino De Biologia; Construtivismo; Modelo Científico; Célula; Modelo Mental; Mental Model; Mental Image; Biology Teaching; Inference; Game; Constructivism; Cell; Scientific Model
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa fundamentou-se nos pressupostos teóricos da epistemologia genética de Piaget e teve por objetivo principal investigar as relações entre a compreensão do modelo científico sobre célula por alunos de ensino médio e a transformação de seus modelos e operações mentais. Trata-se de uma pesquisa experimental de cunho qualitativo, na qual a metodologia de coleta de dados inspirou-se no método clínico e na metodologia de resolução de situações-problema. Esta foi aplicada por intermédio de um jogo construído especificamente para os propósitos desta pesquisa e denominado \"dominó do ciclo celular\". O experimento foi conduzido em oficinas de jogos oferecidas a alunos de primeiro e terceiro anos de ensino médio. Os dados coletados foram transformados em narrativas que possibilitaram inferir as estruturas do pensamento dos alunos que se ajustavam aos dados empíricos. Os resultados obtidos sugerem que a compreensão do modelo científico sobre célula, e talvez de outros conceitos referentes a objetos que não possuem atributos observáveis diretamente, depende diretamente da produção de inferências pelos procedimentos de indução, abdução e dialética. Estes procedimentos permitem aos alunos agir cognitivamente sobre objetos que não poderiam atuar diretamente. Constatou-se também que os modelos mentais dos alunos sobre célula se transformam em função do nível de operações mentais empregadas, e assim os modelos mentais podem ser bons indicadores para a avaliação da aprendizagem do modelo científico e do desenvolvimento das operações mentais. Os resultados indicam também a importância da integração entre a ação e a linguagem na compreensão de conceitos dessa natureza. A linguagem esteve presente tanto no diálogo, essencial para acessar as operações mentais, como na criação das metáforas que constituem os modelos mentais e científicos. Esta pesquisa propõe que a integração e evolução das operações mentais por meio das inferências, associadas à linguagem metafórica, possibilitem a construção da noção de um tipo de objeto permanente pertinente ao estádio das operações formais: a noção do objeto \"invisível\".
  • DOI: 10.11606/D.48.2006.tde-16072007-143217
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2006-04-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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