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Fonoaudiologia como opção de carreira resultados preliminares

Patricia Dominguez Campos Thais Freire; Amanda Perantoni Guigen; Julia Speranza Zabeu; Deborah Viviane Ferrari; Giédre Berretin-Felix; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (17. 2009 Salvador); Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia (1. 2009 Salvador)

Anais São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2009

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  • Título:
    Fonoaudiologia como opção de carreira resultados preliminares
  • Autor: Patricia Dominguez Campos
  • Thais Freire; Amanda Perantoni Guigen; Julia Speranza Zabeu; Deborah Viviane Ferrari; Giédre Berretin-Felix; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (17. 2009 Salvador); Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia (1. 2009 Salvador)
  • Assuntos: FONOAUDIOLOGIA; PROFISSÕES; EVASÃO ESCOLAR
  • É parte de: Anais São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2009/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) mostram que evasão estudantil nas instituições de ensino superior (IES) públicas é da ordem de 12%. No que se refere à Fonoaudiologia, IES públicas paulistas já relataram índices de evasão de até 16%. A evasão é um problema que afeta o resultado dos sistemas educacionais e acarreta desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos. Dentre os múltiplos fatores envolvidos nesta problemática destacam-se o despreparo no momento da escolha e a insatisfação com a opção de curso. Estudos demonstram que as pressões familiares e a falta de informação sobre a carreira, a faculdade ou sobre o mercado de trabalho levam à opção errada e abandono do curso em cerca de 40% dos casos. Objetivo: analisar o perfil dos alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru \2013 USP (FOB-USP) quanto aos fatores que levaram à opção pela Fonoaudiologia como carreira universitária. Metodologia: Participaram voluntariamente deste estudo 127 indivíduos com idades variando entre 17 e 39 anos, sendo 111 alunos do 1º ao 4º ano do curso de graduação e 16 do programa de mestrado em Fonoaudiologia da FOB/USP. Os participantes responderam anonimamente um questionário contendo 10 questões (3 semi-abertas, 2 abertas e 5 questões fechadas) a respeito de suas opções de carreira universitária bem como sobre as fontes e suficiência de informação a respeito da profissão Fonoaudiologia quando
    da inscrição no exame vestibular. Trata-se de estudo qualitativo e os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: 56% dos participantes elegeram a Fonoaudiologia como primeira opção de carreira no exame vestibular. ) Para 44% restantes as opções preferenciais foram por outras carreiras das áreas de biológicas (79,5%), humanas (24,4%) ou exatas (6,3%). Vinte e três indivíduos (18%) também obtiveram aprovação em outros cursos e decidiram-se pela Fonoaudiologia - apenas 8,7% o fizeram por interesse na carreira e para cerca de 50% tal decisão foi baseada primariamente no status da universidade e/ou pela localização do campus onde o curso é oferecido. Durante o ensino médio as principais fontes de informação sobre a Fonoaudiologia foram os familiares e/ou amigos (39,2%) e os guias de profissões (32,8%). As concepções que 56% dos participantes tinham sobre a Fonoaudiologia no momento da escolha da carreira não correspondiam ao real escopo da profissão. Finalmente, 48% dos indivíduos (n=61) relataram que gostariam de ter obtido, durante o ensino médio, maior informação sobre as áreas de atuação e mercado de trabalho do fonoaudiólogo. Conclusão: Faz-se necessário que um maior número de informações acerca da profissão Fonoaudiologia esteja acessível aos candidatos ao ingresso no ensino superior, o que pode contribuir para a diminuição da evasão estudantil e aumento pela procura da profissão. Tal missão cabe às sociedades cientificas, conselhos
    da profissão e IES. No que se refere à estas últimas, iniciativas como as feiras de profissões e divulgação do curso por meio de seus canais de informação na mídia e internet podem favorecer a melhoria da qualidade e disseminação da informação
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 2799.
  • Idioma: Português

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