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Propriedades sem bens: dos lotes de Gordon Matta-Clark às manifestações de Félix González-Torres

Cayses, Julia Buenaventura Valencia De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2014-05-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Propriedades sem bens: dos lotes de Gordon Matta-Clark às manifestações de Félix González-Torres
  • Autor: Cayses, Julia Buenaventura Valencia De
  • Orientador: Farias, Agnaldo Aricê Caldas
  • Assuntos: Urbanismo; Arte Conceitual; Arte Minimalista; Burocracia; Mercado Da Arte; Urbanism; Minimalist Art; Concept Art; Bureaucracy; Art Market
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho é um ponto de encontro entre dois artistas nova-iorquinos da segunda metade do século XX: Gordon Matta-Clark (Nova York, 1943-1978) e Félix González-Torres (Guaimaro, Cuba, 1957-Nova York, 1996) através de obras que se propõem como uma contradição nos termos: propriedades sem bem, ou a possibilidade de possuir um objeto materialmente inexistente. O primeiro, Gordon Matta-Clark, com a obra Propriedades Reais: Bens Fictícios, consistente na compra e registros fotográficos de bens imobiliários que, tendo seus limites marcados nas escrituras e nos mapas, não apresentam fronteiras perceptíveis no espaço físico. O segundo, Félix González-Torres com obras que encontram sua origem em Certificados de Autenticidade / Propriedade de objetos a ser manifestados, isto é, construídos pelo dono da peça ou por aquele que pedir emprestado o direito de montá-la. Propriedades sem bem que -- enxergadas por Matta-Clark na década de 70, e construídas por González-Torres na década de 90 --, abrem um leque de questionamentos sobre temas básicos de uma sociedade baseada no intercâmbio e na acumulação. A saber, a burocracia, o valor de troca e a noção de propriedade que, mais do que consistir em um objeto a ser possuído, consiste em um convênio a ser respeitado. Pacto ancorado em um complexo andaime econômico e legal, de números e de letras, que os dois artistas, desde cantos diferentes, percorrem até suas últimas consequências. Este texto é a história desse percurso.
  • DOI: 10.11606/T.16.2014.tde-15102014-154735
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2014-05-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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