skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21

Oliveira, Ana Luíza Matos de ; Pochmann, Marcio ; Rossi, Pedro

Economia e Sociedade, 2022-05, Vol.31 (2), p.417-437 [Periódico revisado por pares]

Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Economia

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21
  • Autor: Oliveira, Ana Luíza Matos de ; Pochmann, Marcio ; Rossi, Pedro
  • Assuntos: College students ; ECONOMICS ; Educational inequality ; Higher education ; Low income groups ; Public policy ; SOCIOLOGY
  • É parte de: Economia e Sociedade, 2022-05, Vol.31 (2), p.417-437
  • Descrição: Resumo O objetivo do artigo é avaliar a evolução recente do acesso da população brasileira à educação superior assim como o perfil dos estudantes tendo em vista o conjunto de políticas públicas direcionadas para a educação superior. Os dados mostram que, de 2001 a 2015, houve ampliação da representatividade dos negros, do número de estudantes em Unidades da Federação fora do eixo Sul-Sudeste-Brasília e do percentual de estudantes de renda baixa. Adicionalmente, busca-se mostrar que esse processo de inclusão pode estar ameaçado por políticas de austeridade, em especial a Emenda Constitucional 95. Abstract The objective of this paper is to evaluate the recent evolution of the access of the Brazilian population to higher education as well as the profile of students considering a set of public policies directed to higher education. The data show that, from 2001 to 2015, there was an increase in the representation of black students, as well as an increase in the number of students in Federation Units outside the South-Southeast-Brasilia axis and the percentage of low-income students. Additionally, the article discusses that the process of inclusion may be threatened by austerity policies, especially the Constitutional Amendment 95.
  • Editor: Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Economia
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.