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O pátio da escola: espaço de socialização

Emmel, Maria Luísa Guillaumon

Paidéia (Ribeirão Preto); n. 10-11 (1996); 45-62

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 1996-08-01

Acesso online

  • Título:
    O pátio da escola: espaço de socialização
  • Autor: Emmel, Maria Luísa Guillaumon
  • Assuntos: Social Interaction; Activities In The Play-Ground; Brincadeira; Interação Social; Análise De Atividades; Escola
  • É parte de: Paidéia (Ribeirão Preto); n. 10-11 (1996); 45-62
  • Descrição: Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo sobre as formas de interação entre crianças escolares e desenvolver uma programação de atividades lúdicas para serem executadas no pátio de uma escola rural da região de São Carlos (Estado de São Paulo), nos horários de recreio. Aproximadamente 200 crianças na faixa etária compreendida entre os 7 e 10 anos foram beneficiadas com este programa, que teve a duração de um ano. Após a intervenção, cada atividade aplicada foi avaliada segundo sua eficácia no desenvolvimento da competência social das crianças. Os resultados mostraram que a proposta colocada em prática atendeu às expectativas, destacando-se, entre outros:1) o crescimento do índice de participação das crianças à medida que as sessões de brincadeiras eram oferecidas;2) a progressiva participação de meninas em brincadeiras tidas como masculinas e da participação de meninos em brincadeiras rotuladas como femininas; 3) a progressiva permanência de meninas em áreas do pátio antes frequentadas exclusivamente por meninos e vice-versa;4) a ocorrência de interações entre os sexos e entre crianças que não se conheciam;5) o aumento da cooperação entre os grupos durante as brincadeiras;6) os relatos de professores indicando melhoras no comportamento dentro da sala de aula após o recreio;7) a diminuição acentuada dos comportamentos anti-sociais observados no pré teste.
    This study had as its main objective to analyse the interactions between school children so it could be possible to propose and realize a program with joke activities in the yard of a Rural School in the State of São Paulo. 200 children from 7 to 10 years old. During one year these children had oriented activities in the recreation time. The results indicate that such program brings many advantages changing the anti-social behavior of children in the playground and also in the classroom.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46481/50237
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 1996-08-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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