skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O pátio da escola: espaço de socialização
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Paidéia (Ribeirão Preto); n. 10-11 (1996); 45-62
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 1996-08-01
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O pátio da escola: espaço de socialização
Autor:
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Assuntos:
Social Interaction
;
Activities In The Play-Ground
;
Brincadeira
;
Interação Social
;
Análise De Atividades
;
Escola
É parte de:
Paidéia (Ribeirão Preto); n. 10-11 (1996); 45-62
Descrição:
Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo sobre as formas de interação entre crianças escolares e desenvolver uma programação de atividades lúdicas para serem executadas no pátio de uma escola rural da região de São Carlos (Estado de São Paulo), nos horários de recreio. Aproximadamente 200 crianças na faixa etária compreendida entre os 7 e 10 anos foram beneficiadas com este programa, que teve a duração de um ano. Após a intervenção, cada atividade aplicada foi avaliada segundo sua eficácia no desenvolvimento da competência social das crianças. Os resultados mostraram que a proposta colocada em prática atendeu às expectativas, destacando-se, entre outros:1) o crescimento do índice de participação das crianças à medida que as sessões de brincadeiras eram oferecidas;2) a progressiva participação de meninas em brincadeiras tidas como masculinas e da participação de meninos em brincadeiras rotuladas como femininas; 3) a progressiva permanência de meninas em áreas do pátio antes frequentadas exclusivamente por meninos e vice-versa;4) a ocorrência de interações entre os sexos e entre crianças que não se conheciam;5) o aumento da cooperação entre os grupos durante as brincadeiras;6) os relatos de professores indicando melhoras no comportamento dentro da sala de aula após o recreio;7) a diminuição acentuada dos comportamentos anti-sociais observados no pré teste.
This study had as its main objective to analyse the interactions between school children so it could be possible to propose and realize a program with joke activities in the yard of a Rural School in the State of São Paulo. 200 children from 7 to 10 years old. During one year these children had oriented activities in the recreation time. The results indicate that such program brings many advantages changing the anti-social behavior of children in the playground and also in the classroom.
Títulos relacionados:
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46481/50237
Editor:
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Data de criação/publicação:
1996-08-01
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Revistas USP
Revistas USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
16
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript