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Padrões de parceria social e brincadeira em ambientes de creches

Eulina da Rocha Lordelo Ana Maria Almeida Carvalho

Psicologia em Estudos Maringá, PR v. 11, n. 1, p. 99-108, 2006

Maringá, PR 2006

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM=CAn/95) )(Acessar)

  • Título:
    Padrões de parceria social e brincadeira em ambientes de creches
  • Autor: Eulina da Rocha Lordelo
  • Ana Maria Almeida Carvalho
  • Assuntos: RECREAÇÃO; CRECHES; EDUCAÇÃO INFANTIL; INTERAÇÃO INTERPESSOAL; INTERAÇÃO SOCIAL (COMPORTAMENTO SOCIAL); PROCESSOS INTERPESSOAIS E DE GRUPO; COMPORTAMENTO SOCIAL; ANÁLISE DE VARIÂNCIA
  • É parte de: Psicologia em Estudos Maringá, PR v. 11, n. 1, p. 99-108, 2006
  • Descrição: Na perspectiva etológica, padrões de brincadeira e de parceria social são características típicas de cada espécie, conferindo ao fenômeno regularidade e certa universalidade, embora em interação com as condições ambientais presentes. Como o ambiente de creches afeta esses padrões? Este estudo objetivou a descrição dos padrões de parceria social e tipos de brincadeiras, em crianças de um a três anos. Foram filmadas 62 crianças, de creches públicas e privadas, brincando nos ambientes cotidianos das creches. Amostras das observações foram categorizadas nas dimensões tipo de parceria social e tipo de brincadeira, registrando-se suas freqüências, as quais foram relacionadas às variáveis sexo, idade, tempo na creche, tipo de creche e densidade, analisando-se os resultados através de ANOVA e correlação. Todas as variáveis mostraram associação com algumas das categorias de preferência por parceiros e tipos de brincadeiras. Os resultados são discutidos na perspectiva etológica, que atribui à brincadeira motivação intrínseca e sensibilidade às condições ambientais.
  • Editor: Maringá, PR
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 99-108.
  • Idioma: Português

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