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A Teoria Cartesiana da Criação

Oliveira, Carlos Eduardo Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-02-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A Teoria Cartesiana da Criação
  • Autor: Oliveira, Carlos Eduardo Pereira
  • Orientador: Santiago, Homero Silveira
  • Assuntos: Tomás De Aquino; Realismo; Idealismo; Descartes; Criação; Idealism; Realism; Thomas Aquinas; Creation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese tem como objetivo expor a teoria cartesiana da criação, desenvolvida nas Meditações. Começando pela submissão dos fundamentos da tradição filosófica (o realismo e o idealismo) ao método da dúvida, a crítica cartesiana acabará por atingir a cosmologia cristã, consolidada por Tomás de Aquino sobre o realismo aristotélico, bem como as soluções idealistas favoráveis à existência de verdades, essências e naturezas eternas e incriadas. A partir daí, Descartes desenvolve uma concepção de criação cuja universalidade envolve a ideia de Deus, a coisa pensante, as coisas simples e universais e as coisas materiais. A universalidade da criação é uma exigência da ideia cartesiana de Deus como ser sumamente perfeito. Entendida como perfeição, a onipotência divina requer a dependência absoluta de todas as coisas em relação a Deus enquanto causa eficiente, isto é, causa criadora. Do contrário, há uma clara negação da onipotência e, consequentemente, da perfeição divina. Pretendemos ainda mostrar que a teoria cartesiana da criação é o fundamento da teoria da livre criação das verdades eternas, que alguns intérpretes consideram incompatível com o sistema cartesiano.
  • DOI: 10.11606/T.8.2014.tde-02072014-124620
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-02-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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