skip to main content

Diário de uma professora de matemática uma experiência

Tassin, Rosimar Aparecida Custodio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2019-08-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Diário de uma professora de matemática uma experiência
  • Autor: Tassin, Rosimar Aparecida Custodio
  • Orientador: Dias, Ires
  • Assuntos: Educação Matemática; Jogos Matemáticos; Lúdico; Tecnologias Na Educação; Mathematical Education; Mathematical Games; Playful; Technologies In Education
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é destacar a utilização de atividades lúdicas no ensino da matemática contribuindo para os estudos sobre a importância da sua prática regular, em especial o uso de jogos. É considerável o número de alunos que enfrentam dificuldade com a disciplina de matemática, ocasionando baixo desempenho nas avaliações. Acompanhamos três turmas do 9o ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da cidade de São Carlos (SP), durante todo o ano letivo de 2018, coletamos dados sobre suas expectativas, anseios e receios. Planejamos atividades lúdicas que atendessem tanto ao currículo escolar quanto ao desejo dos alunos. Descrevemos todas as atividades realizadas em sala de aula, bem como o efeito produzido nas avaliações externas. Questionamos nesta dissertação o fato de que os jogos por si só não produzirem um resultado esperado se não houver um impacto emocional no estudante.
  • DOI: 10.11606/D.55.2019.tde-30092019-084747
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2019-08-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.