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A função pendular do educador

Camargo, Ana Carolina Corrêa Soares De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2011-05-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A função pendular do educador
  • Autor: Camargo, Ana Carolina Corrêa Soares De
  • Orientador: Lajonquière, Leandro de
  • Assuntos: Discurso; Educação; Psicopedagogia; Métodos De Ensino; Psicanálise; Psychoanalysis; Pedagogy; Methodology Of Teaching; Education; Speech
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Qual a função do educador? Esse foi o mote desta pesquisa, na tentativa de aprofundar os questionamentos a respeito da prescindibilidade psicometodológica tanto para a ação pedagógica, quanto para a formação do educador, utilizando o escopo da psicanálise freudolacaniana para as inflexões que se seguem. Por entender que o campo da palavra e da linguagem, inexoravelmente, está implicado na constituição do sujeito e, devido a isso, não há um tempo para que a mesma seja concluída, voltamo-nos ao entendimento da teoria dos discursos de Lacan para focalizar o discurso pedagógico ortodoxo, antepondo às figuras do ortodoxo e do obsessivo uma educadora sui generis do final do século XIX, que pouco sabia das pedagogias tecnocientíficas da época e, mesmo assim, encontrou meios de levar a cabo a educação de uma menina de 7 anos, cega, surda, muda e que não havia aprendido ainda a falar, nem a utilizar a linguagem dos sinais: Helen Keller. Na tentativa de desdobrar os fatores que teriam funcionado tão bem nessa experiência desafiadora, direcionamos nossas indagações a respeito do estilo de endereçamento do educador, desembocando num protomodelo pendular, inspirado num dos mais belos experimentos da Física, o pêndulo de Foucault, em cujo ponto de sustentação para a palavra educ(a)tiva alocamos em liberdade relativa de giro o estilo , assentado não nos conhecimentos psicotecnocientíficos da pedagogia ortodoxa, mas no objeto a, objeto causa de desejo, conceito lacaniano fundamental dentro da teoria psicanalítica. Finalizamos nosso percurso de pesquisa, enfim, descrevendo o funcionamento desse hipotético pendular, cujas extremidades nomeamos como desejo-dopedagogo e ome-(im)próprio espécies de reedições daquilo que, um dia, na vida do sujeito, cumpriu a função simbólica de mãe e pai.
  • DOI: 10.11606/D.48.2011.tde-04072011-142756
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2011-05-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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