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O trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: processos de profissionalização e desprofissionalização
Silva, Mirna Ribeiro Lima Da
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2020-03-17
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Título:
O trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: processos de profissionalização e desprofissionalização
Autor:
Silva, Mirna Ribeiro Lima Da
Orientador:
Bueno, Belmira Amelia de Barros Oliveira
Assuntos:
Trabalho Docente
;
Profissionalização E Desprofissionalização
;
Profissionalidade Docente
;
Instituto Federal Baiano
;
Ensino Básico Técnico E Tecnológico
;
Professionalization And Deprofessionalization
;
Teaching Profession
;
Teaching Work
;
Basic Technical And Technological Education
Descrição:
A pesquisa tem por objetivo analisar a condição do trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), na medida em que alguns docentes passaram a atuar, concomitantemente, em cursos da Educação Básica Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior. O Instituto Federal Baiano constituiu-se no referencial empírico da pesquisa. As análises, pautadas nas categorias profissionalização e desprofissionalização, envolveram, de um lado, a investigação dos antecedentes e do contexto que organizaram o trabalho docente nos IFs; e, de outro, a caracterização do trabalho docente estruturado na carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e no IF Baiano, buscando problematizar os sentidos que docentes deste Instituto atribuem à sua condição profissional. A tese principal pauta-se na afirmação de que a condição do trabalho docente nos Institutos Federais expressa uma combinação de movimentos, dialéticos e interdependentes, de profissionalização e desprofissionalização. A profissionalização é entendida como um processo que afirma a profissionalidade docente, e a desprofissionalização, a sua negação, ressignificando-a. Nesse sentido, afirma-se que a docência na carreira de Magistério do EBTT conjuga esses dois polos, aparentemente contraditórios: os docentes tiveram sua qualificação e desenvolvimento profissional elevados, mas seu trabalho foi intensificado; passaram a ter as mesmas condições de remuneração que os professores das Universidades Federais, mas tiveram suas referências identitárias profissionais desestabilizadas. Em decorrência desse processo, uma dinâmica de reprofissionalização tomou lugar e significou uma profissionalidade específica da carreira de Magistério do EBTT, expressa na organização da carreira, na vinculação da atividade aos princípios institucionais dos IFs e na atuação em cursos dos dois níveis de ensino. Metodologicamente, a pesquisa valeu-se, além de fontes bibliográficas, de dados documentais e levantamentos quantitativos, envolvendo entrevistas e questionários, como parte do trabalho de campo de natureza qualitativa. O referencial teórico baseou-se nas contribuições da Sociologia da Educação sobre as profissões e o trabalho docente. Justifica-se a pertinência do estudo por se compreender as dimensões do trabalho docente e da carreira de magistério do EBTT, um tema ainda não suficientemente abordado nos estudos contemporâneos em educação, bem como pela possibilidade de subsidiar decisões, ações individuais e coletivas e políticas vinculadas a esses docentes. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) Código de Financiamento 001.
DOI:
10.11606/T.48.2020.tde-30092020-182144
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2020-03-17
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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