Os efeitos das revisões críticas online sobre o mercado cinematográfico americano
ABCD PBi
Os efeitos das revisões críticas online sobre o mercado cinematográfico americano
Autor:
Souza, Thais Luiza Donega E
Orientador:
Nishijima, Marislei
Assuntos:
Mineração De Emoção
;
Ibm Watson
;
Revisões Críticas
;
Computação Afetiva
;
Cinema
;
Boca A Boca
;
Bens De Experiência
;
Análise De Sobrevivência
;
Análise De Sentimento
;
Survival Analysis
;
Sentiment Analysis
;
Movie
;
Affective Computing
;
Motion Picture
;
Experience Goods
;
Emotion Mining
;
Critical Reviews
;
Word Of Mouth
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O mercado cinematográfico pode ser caracterizado como uma indústria de entretenimento com a produção de bens de informação que são também bens de experiência, cuja qualidade só é conhecida após o consumo. Deste modo, a revisão crítica se torna importante para induzir seu consumo, fornecendo previamente algum grau de informação sobre a qualidade do bem. Segue-se o trabalho de Reinstein e Snyder (2005) para determinar se as revisões críticas conduzidas por consumidores e por críticos profissionais online afetam o tempo de exibição de filmes no mercado americano de cinema, medido em quantidades de semanas, conforme modelos de duração/sobrevivência na literatura. Para esta finalidade foi gerado, a partir de sites de cinemas americanos (Box Office Mojo e Rotten Tomatoes), um banco de dados extremamente rico com informações semanais de todos os filmes disponíveis no cinema americano de 2004 a 2015. Especificamente, investigou-se os efeitos das revisões críticas de críticos profissionais de primeira linha (Tops) e de consumidores, conforme a média das notas atribuídas na semana de lançamento de cada filme. No que se refere à avaliação dos consumidores foi aplicada a computação afetiva, que reconhece o sentimento e a emoção em suas resenhas online para captar o efeito boca a boca potencializado pelas mídias sociais e fornecendo, portanto, uma análise mais profunda do boca a boca online. O estudo controla por possíveis problemas de endogeneidade decorrente de simultaneidade, usando as críticas somente antes e durante a semana de lançamento dos filmes. Os resultados sugerem que os críticos profissionais exercem grande influência no tempo de duração dos filmes em cartaz, bem como a positividade dos consumidores em relação ao filme. No entanto, o efeito dos críticos profissionais é em média 3 vezes maior do que dos consumidores. Adicionalmente, pode-se observar que algumas emoções afetam a expectativa de vida dos filmes a depender do gênero do mesmo
DOI:
10.11606/D.100.2017.tde-09072017-235515
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Data de criação/publicação:
2017-06-26
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
EACH - Esc. Artes, Ciências e Humanidades (t006.3 S729e )