Os efeitos das revisões críticas online sobre o mercado cinematográfico americano
ABCD PBi


Os efeitos das revisões críticas online sobre o mercado cinematográfico americano

  • Autor: Souza, Thais Luiza Donega E
  • Orientador: Nishijima, Marislei
  • Assuntos: Mineração De Emoção; Ibm Watson; Revisões Críticas; Computação Afetiva; Cinema; Boca A Boca; Bens De Experiência; Análise De Sobrevivência; Análise De Sentimento; Survival Analysis; Sentiment Analysis; Movie; Affective Computing; Motion Picture; Experience Goods; Emotion Mining; Critical Reviews; Word Of Mouth
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O mercado cinematográfico pode ser caracterizado como uma indústria de entretenimento com a produção de bens de informação que são também bens de experiência, cuja qualidade só é conhecida após o consumo. Deste modo, a revisão crítica se torna importante para induzir seu consumo, fornecendo previamente algum grau de informação sobre a qualidade do bem. Segue-se o trabalho de Reinstein e Snyder (2005) para determinar se as revisões críticas conduzidas por consumidores e por críticos profissionais online afetam o tempo de exibição de filmes no mercado americano de cinema, medido em quantidades de semanas, conforme modelos de duração/sobrevivência na literatura. Para esta finalidade foi gerado, a partir de sites de cinemas americanos (Box Office Mojo e Rotten Tomatoes), um banco de dados extremamente rico com informações semanais de todos os filmes disponíveis no cinema americano de 2004 a 2015. Especificamente, investigou-se os efeitos das revisões críticas de críticos profissionais de primeira linha (Tops) e de consumidores, conforme a média das notas atribuídas na semana de lançamento de cada filme. No que se refere à avaliação dos consumidores foi aplicada a computação afetiva, que reconhece o sentimento e a emoção em suas resenhas online para captar o efeito boca a boca potencializado pelas mídias sociais e fornecendo, portanto, uma análise mais profunda do boca a boca online. O estudo controla por possíveis problemas de endogeneidade decorrente de simultaneidade, usando as críticas somente antes e durante a semana de lançamento dos filmes. Os resultados sugerem que os críticos profissionais exercem grande influência no tempo de duração dos filmes em cartaz, bem como a positividade dos consumidores em relação ao filme. No entanto, o efeito dos críticos profissionais é em média 3 vezes maior do que dos consumidores. Adicionalmente, pode-se observar que algumas emoções afetam a expectativa de vida dos filmes a depender do gênero do mesmo
  • DOI: 10.11606/D.100.2017.tde-09072017-235515
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2017-06-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • EACH - Esc. Artes, Ciências e Humanidades (t006.3 S729e )