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A educação de jovens e adultos: um estudo a partir das quedas nas matrículas iniciais no período de 2000 a 2012

Souza, Marcio Rocha De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2013-08-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A educação de jovens e adultos: um estudo a partir das quedas nas matrículas iniciais no período de 2000 a 2012
  • Autor: Souza, Marcio Rocha De
  • Orientador: Pontuschka, Nidia Nacib
  • Assuntos: Carteira De Trabalho Assinada; Matrículas Iniciais; Escola Municipal; Educação De Jovens E Adultos; Zona Sul Da Cidade De São Paulo; Education For Youth And Adults; Initial Enrollment; Municipal School; South Zone Of The City Of São Paulo; Working Papers Signed
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A presente dissertação analisa os índices nas quedas das matrículas iniciais nos cursos de Educação de Jovens e Adultos no Brasil entre 2000 a 2012, com ênfase a partir do ano de 2008 após a Reorganização destes cursos na cidade de São Paulo, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Os conceitos que fundamentaram nossas análises foram os do trabalho, educação e das contradições, analisados sob o capital. Na pesquisa ao ampliar a escala de observação,revelaram-se quedas nas matrículas em âmbito nacional. A partir da constatação nos índices dessas quedas nas matrículas em EJA, tornou-se o foco da pesquisa identificar as condicionantes e as determinantes que impulsionaram tais quedas nas matrículas destes cursos para Jovens e Adultos. Buscamos fundamentar a hipótese central ao problema apresentado sob dois parâmetros. O primeiro na investigação pela abordagem quantitativa, pela frequência dos índices apontados pelos institutos oficiais de recenseamento e estatísticas consultados e analisados sob a metodologia de análise de conteúdos, de acordo com Bardin (1977) e o segundo parâmetro qualitativamente, pela presença com que os dados emergiram no levantamento empírico em campo.O materialismo dialético foi a base epistemológica que norteou o pensamento central nas análises, orientadas em Lefebvre (1969; 2006). Dos resultados,como tendência determinante,emergiu o crescimento na oferta das carteiras de trabalho assinadas, no período de realização desta pesquisa.A pesquisa eleva à discussão sobre o pensamento liberal dominante e seus discursos, dos quais, têm sustentado algumas ações de governos municipais, estaduais ou federal em políticas educacionais para os cursos dessa modalidade de ensino. Tenta desocultar o problema apresentado na pesquisa,desde as suas bases, considerando as complexas relações sociais que se estabelecem nas sociedades atuais.
  • DOI: 10.11606/D.8.2013.tde-02102013-124037
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2013-08-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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