skip to main content

Expectativas dos alunos de graduação em Fonoaudiologia e Odontologia em relação à importância da disciplina de Bioquímica na sua atuação profissional

Natália Fernanda Garro Monteiro Flavia Godoy Iano; Thelma Lopes da Silva; Marília Afonso Rabelo Buzalaf; Rodrigo Cardoso de Oliveira; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (16. 2008 Ribeirão Preto)

Resumos São Paulo : Universidade de São Paulo, 2008

São Paulo Universidade de São Paulo 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Expectativas dos alunos de graduação em Fonoaudiologia e Odontologia em relação à importância da disciplina de Bioquímica na sua atuação profissional
  • Autor: Natália Fernanda Garro Monteiro
  • Flavia Godoy Iano; Thelma Lopes da Silva; Marília Afonso Rabelo Buzalaf; Rodrigo Cardoso de Oliveira; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (16. 2008 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: BIOQUÍMICA; ODONTOLOGIA; FONOAUDIOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo : Universidade de São Paulo, 2008
  • Notas: Em CD-ROM
  • Notas Locais: MPC 248;MPC Digital
  • Descrição: Objetivo: O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a percepção do aluno de graduação(primeiro ano)dos cursos de fonoaudiologia e Odontologia dos anos de 2007 e 2008 sobre sua perspectiva no uso dos conhecimentos de bioquímica para sua futura profissão além da opinião sobre a adequação do conteúdo da disciplina e conduta pedagógica dos professores responsáveis pela disciplina. Metodologia: O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisada FOB-USP (Processonº002/2007). Foram propostos dois questionários simples,composto de questões de múltipla escolha e questões abertas sobre a disciplina de bioquímica.Os questionários foram aplicados aos alunos da graduação (primeiro ano) do curso de Fonoaudiologia e Odontologia da FOB-USP, ao início e final do curso de bioquímica básica nos anos de 2007 e 2008.Os alunos responderam às questões, de forma voluntária,sem a necessidade de se identificarem. Após a coleta dos questionários preenchidos, as respostas foram tabuladas (questões de múltipla escolha) e avaliadas quanto ao conteúdo escrito(questões abertas), indicando a opinião do aluno em relação a cada questão (continua) ) Resultados: 115 alunos responderam ao 1O questionário (53 Fonoaudiologia e 62 Odontologia) e 139 responderam ao 2º questionário (61 Fonoaudiologia e 78 Odontologia). Na grande maioria das questões de múltipla escolha, tanto os alunos de Fonoaudiologia como Odontologia, a opinião predominante dos alunos foi de julgarem importante a
    disciplina de Bioquímica na sua atuação profissional (71,7% e 87,0% dos alunos do curso de Fonoaudiologia e Odontologia, respectivamente) bem como de seu uso efetivo no cotidiano clínico (82,0% e 92,3% dos alunos do curso de Fonoaudiologia e Odontologia, respectivamente). Quanto às questões abertas alguns alunos (aproximadamente 39,3% na turma de Fonoaudiologia e 21,8% na turma de Odontologia) não responderam. Conclusão: O desenvolvimento da disciplina foi aprovado pela maioria dos alunos, no entanto, alguns pontos como integração de aulas teóricas e práticas parecem ter espaço para melhora. Podemos concluir que os alunos têm a noção da importância da bioquímica para o seu curso, no entanto, não sabem com precisão como esse conhecimento pode ser aplicado.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: ficha 1705.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.