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Construir e reconstruir uma práxis conscientizadora do enfermeiro em programas municipais de educação sexual

Maria Cristina de Moura Ferreira Lisete Diniz Ribas Casagrande

2002

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (EERP/Ferreira, Maria Cristina )(Acessar)

  • Título:
    Construir e reconstruir uma práxis conscientizadora do enfermeiro em programas municipais de educação sexual
  • Autor: Maria Cristina de Moura Ferreira
  • Lisete Diniz Ribas Casagrande
  • Assuntos: EDUCAÇÃO SEXUAL; ENFERMAGEM FUNDAMENTAL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnometodológica, na qual buscou-se, como objetivo geral, compreender as possibilidades e limites da prática educativa de enfermagem, na assistência às necessidades sexuais de pacientes/clientes; como objetivos específicos, esperava-se levantar o conhecimento dos enfermeiros educadores sobre as questões pertinentes à sexualidade dos pacientes/clientes; identificar as formas utilizadas pelos enfermeiros em seu cotidiano de atividades educativas, para atender às necessidades sexuais de seus pacientes/clientes e verificar os "temas geradores" que esses profissionais percebem em relação às necessidades sexuais de seus pacientes/clientes. Foram utilizadas, para a coleta de dados, a entrevista e a observação participante. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de prosa, a partir da qual se pôde traçar a trajetória percorrida pelos atores sociais (enfermeiros-educadores), para trabalhar com a educação sexual de seus pacientes/clientes. Os temas emergentes da análise de prosa foram: 0 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ATORES SOCIAIS; FORMAÇÃO/GRADUAÇÃO; EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL; PROBLEMAS ENFRENTADOS; 0 DISCURSO DA SEXUALIDADE; AS NECESSIDADES SEXUAIS DOS PACIENTES/CLIENTES; A TROCA DE INFORMAÇÕES COM OS PARES: A BUSCA DE ALTERNATIVAS; A PRATICA DA ORIENTAÇÃO SEXUAL EM ENFERMAGEM; 0 NOVO DISCURSO DA SEXUALIDADE E A "PRAXIS" CONSCIENTIZADORA. Os dados da observação participante foram analisados
    pelo método documentário de interpretação, cuja base etnometodológica foi a prática social dos enfermeiros-educadores, usando como critérios: a indexicalidade, a reflexividade, a responsabilidade ("accountability"), e os padrões ("patterns") que permitiram interpreter e analisar as ações dos profissionais de enfermagem, no atendimento às necessidades sexuais de seus pacientes/clientes, através de atividades educativas. Os resultados evidenciaram uma ) prática educativa conscientizadora dos enfermeiros envolvidos em programas municipais de saúde, a qual necessita, no entanto, de aprofundamento no respaldo teórico. Espera-se que a presente pesquisa tenha demonstrado a importância da atividade educativa dos enfermeiros em sua vida profissional, bem como ter contribuído para ajudá-los no processo de conscientização de sua prática transformadora
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 256 p.
  • Idioma: Português

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