skip to main content

Análise estrutural de uma bicicleta através de simulação conjunta de técnica de multicorpos e elementos finitos

Silva, Vânia Regina Velloso

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 1999-03-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise estrutural de uma bicicleta através de simulação conjunta de técnica de multicorpos e elementos finitos
  • Autor: Silva, Vânia Regina Velloso
  • Orientador: Costa Neto, Alvaro
  • Assuntos: Bicicleta; Elementos Finitos; Sistemas Multicorpos; Bicycle; Finite Elements; Multibody Systems
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Existe uma grande dificuldade na obtenção dos carregamentos em condições reais a que uma bicicleta pode ser submetida. Este trabalho apresenta uma integração dos métodos de multicorpos e elementos finitos para a investigação dos esforços noscomponentes de uma bicicleta com e sem ciclista. Para obter estes esforços foram realizadas simulações computacionais do conjunto bicicleta e ciclista através de sistemas multicorpos (MBS), onde é possível determinar as condições dinâmicas decarregamento nos componentes da bicicleta. Para a simulação de sistemas de multicorpos utilizou-se o programa ADAMS, e o módulo ADAMS/Android para modelar os ciclistas simulando as condições reais a que o ciclista é submetido. O programa ANSYSfoi utilizado para a investigação de tensões e deformações nos componentes de uma bicicleta. A bicicleta foi modelada usando elementos tipo SHELL93 para o guidão, garfo e rodas e elemento BEAM4 para os demais componentes. A partir deste modelovárias análises foram realizadas, obtendo assim os resultados de deformações nos componentes da mesma. Um procedimento experimental foi estabelecido para a determinação experimental das tensões e deformações nos componentes da bicicleta atravésda técnica da extensometria a fim de validar o modelo. Os resultados de deformações nos componentes da bicicleta quando comparados com os resultados experimentais, proporcionaram valores satisfatórios. Portanto, esta metodologia é adequada para ser usada em projeto e análises de bicicletas
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 1999-03-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.