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Economia patrimonial, educação em museus e novas mídias a experiência do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

Ana Carolina Ramella Rey Ammon Vera Lucia Amaral Ferlini

2016

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Disponível apenas online )(Acessar)

  • Título:
    Economia patrimonial, educação em museus e novas mídias a experiência do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos
  • Autor: Ana Carolina Ramella Rey Ammon
  • Vera Lucia Amaral Ferlini
  • Assuntos: Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos; BENS PÚBLICOS; PATRIMONIALISMO; EDUCAÇÃO; MUSEUS; MÍDIA ELETRÔNICA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal a elaboração, sob a perspectiva econômica, de uma proposta educativa em plataforma audiovisual cuja temática abarque as especificidades do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos e da cidade de Santos, SP. Procuro identificar, a partir dos vestígios do antigo Engenho dos Schetz, as modificações do território e da sociedade da cidade de Santos do período colonial até os dias de hoje e de que forma isso deve ser passado ao público em um polo cultural atualmente de modo a inseri-lo na perspectiva da economia da cultura. Assim, partindo de uma análise do desenvolvimento histórico do próprio conceito de patrimônio e da grande importância dos monumentos culturais enquanto centros educativos, bem como de uma reflexão acerca das transformações pelas quais nossa sociedade vem passando desde o advento das inovações tecnológicas do século XX e da lógica de interesse sobretudo econômico que influencia a cultura atualmente, busco também identificar os métodos midiáticos e as formas de aplicação mais apropriados para a esfera educacional dos museus e monumentos históricos a fim de aplicá-los neste projeto.
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 110 p fig., il..
  • Idioma: Português

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