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Modelo de negócios: proposição de um metamodelo conceitual

Rausch, Gabriel

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2012-11-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Modelo de negócios: proposição de um metamodelo conceitual
  • Autor: Rausch, Gabriel
  • Orientador: Takahashi, Sérgio
  • Assuntos: Abordagem Integrada Em Organizações; Estratégia; Modelo De Negócios; Business Model; Integrated Approach In Organizations; Strategy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Uma organização tem como função primordial gerar excedentes rentáveis financeiramente e condizentes com o ambiente relacionado. Uma visão mais integrada e abrangente de como se dão as interações entre empresa e ambiente é essencial ao sucesso corporativo. O complexo Modelo de Negócios surge como estruturador dos conceitos, elementos, diretrizes e nuances relacionados ao estudo das organizações. Com abordagem ampla e estruturada, os Modelos de Negócios propõem análises integradas, direcionadas e focadas em como o ambiente influencia no comportamento organizacional e como esta influência é lida, interpretada e traduzida em estratégias e táticas internamente à firma. No intuito de pesquisar o tema, objetivou-se coletar e estruturar material teórico encontrado na literatura relacionado ao tópico. Um levantamento bibliográfico sistematizado foi realizado, considerando as diversas esferas de análise encontradas. Após a sugestão de uma estruturação racional e análise dos dados, propõe-se o metamodelo conceitual. Este metamodelo almeja incorporar os elementos influenciadores e componentes de um Modelo de Negócio, sendo os influenciadores: Sustentabilidade, Economia, Tecnologia, Aspectos Políticos, Regulatórios e Legais e Aspectos Socioculturais; e os elementos componentes: Análise Integrada, Análise Interna, Estratégia, Valor e Inovação. A partir desta consolidação, levantaram-se as principais considerações e variáveis que compõem seu corpo de análise. Tais variáveis foram verificadas na prática, valendo-se de estudos de caso em empresas da economia nacional. A análise individual e comparativa dos casos com o metamodelo proposto sugere que é crescente a atenção empresarial para os elementos influenciadores, bem como ao que diz respeito ao planejamento estratégico interno. A grande contribuição do metamodelo reside na chance de auxiliar a expansão da capacidade cônscia-analítica dos estrategistas a respeito de seus negócios, apresentando esta estrutura que aloca os elementos de maneira integrada e de fácil visualização. Existem muitas oportunidades de incremento dos estudos dos Modelos de Negócios; uma delas seria o estudo das interações entre os elementos citados e as abordagens destas interações no MN.
  • DOI: 10.11606/D.96.2012.tde-14012013-170419
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2012-11-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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