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Educação e trabalho para além do horizonte do mercado e das oligarquias: a experiência do Portal da Educação na implantação de projetos educativos e de dinamização sociocultural e econômico-social na baixada maranhense

Cabral, Maria Regina Martins

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2013-12-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação e trabalho para além do horizonte do mercado e das oligarquias: a experiência do Portal da Educação na implantação de projetos educativos e de dinamização sociocultural e econômico-social na baixada maranhense
  • Autor: Cabral, Maria Regina Martins
  • Orientador: Arelaro, Lisete Regina Gomes
  • Assuntos: Desenvolvimento; Educação; Gestão Compartilhada; Território; Development; Education; Planning; Shared Management
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa trata da relação entre educação e trabalho com o olhar voltado para além do horizonte do mercado e das oligarquias, onde pode ser possível materializar experiências, que mesmo no interior de uma sociedade capitalista pode reverberar novas construções de alternativas para o desenvolvimento orgânico das pessoas e de seus lugares de vida. A experiência na qual me detive teve uma articulação de secretários e ex-secretários de educação conhecida como Portal da Educação da Baixada Maranhense. A análise desse objeto teve como objetivo desvelar as possibilidades e impasses existentes na implantação de projetos educativos com arranjos intermunicipais e intersetoriais que têm como uma das razões fomentar a dinamização sociocultural e econômico-social de áreas e territórios pobres. Inicio o trabalho voltando meu olhar para a Baixada Maranhense do passado e do presente e nela faço um recorte para verticalizar meus estudos apenas em parte dos municípios dessa região que compõem atualmente a área delimitada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) como Território Campos e Lagos. Após estudos, análise de documentos, de projetos e pesquisa de campo inicio uma reflexão cuidadosa sobre os arranjos e as redes de educação que ao serem implantados podem fomentar o desenvolvimento territorial.
  • DOI: 10.11606/T.48.2013.tde-18122014-104549
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2013-12-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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