skip to main content

Entender e construir representações do negro brasileiro em parceria com adolescentes

Pereira, Wellington Gustavo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2016-12-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Entender e construir representações do negro brasileiro em parceria com adolescentes
  • Autor: Pereira, Wellington Gustavo
  • Orientador: Souza, Maria Cecilia Cortez Christiano de
  • Assuntos: Tv; Negro; Sequências Didáticas; Racismo; Saci; Tv; Racism; Didactic Sequences; Black People
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo descreve e analisa Sequências Didáticas voltadas para educação étnicoracial e a implementação da lei 10639/03. Em aulas da disciplina Língua Portuguesa, ministradas em escolas públicas, estudantes de ensino médio e ensino fundamental produziram textos sobre algumas representações do negro brasileiro: racismo em situações cotidianas, racismo na TV brasileira e o mito do Saci. Trata-se de uma pesquisa-ação, na qual, as reflexões de adolescentes a partir de situações-problema formam o grande objeto de estudo. O conceito de Sequências Didáticas utilizado foi desenvolvido pelos autores suíços Dolz, Noverraz e Schneuwly. O ensino de língua materna está centrado nos gêneros textuais, conforme estabelecem os Parâmetros Curriculares Nacionais e explicam autores brasileiros filiados aos conceitos de Mikhail Bakhtin. Cada uma das temáticas raciais será examinada em diálogo com pesquisas que trataram especificamente daquele aspecto. Ao longo da obra, contribuições de autores como Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes e Antônio Sérgio Guimarães estarão presentes para melhor compreensão e interpretação das relações raciais no Brasil.
  • DOI: 10.11606/T.48.2017.tde-29032017-155815
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2016-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.