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Participação popular na escola pública em busca de subsídios para a práxis

Claudinéli Moreira Ramos Moacir Gadotti

2004

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 379.33(81.61) R175p )(Acessar)

  • Título:
    Participação popular na escola pública em busca de subsídios para a práxis
  • Autor: Claudinéli Moreira Ramos
  • Moacir Gadotti
  • Assuntos: ESCOLA PÚBLICA; PARTICIPAÇÃO (EDUCAÇÃO); POLÍTICA EDUCACIONAL; DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Trata-se de pesquisa teórica, de cunho historiográfico, amparada em suporte documental, sobre a participação da comunidade na escola pública, suas limitações e possibilidades, entendendo essa participação como atuação coletiva, organizada e decisória, tanto nas questões mais específicas e imediatas das unidades escolares, como naquelas mais gerais da rede pública de ensino, do sistema escolar e das políticas educacionais e sociais brasileiras. Parte da análise conceitual sobre a participação e, mais precisamente, a participação popular na escola pública, e examina como usos imprecisos e mesmo divergentes de uma mesma expressão tendem a servir à manipulação ideológica de reivindicações progressistas históricas, e a contribuir para a manutenção da estrutura social de dominação. Com o objetivo de elucidar o sentido do termo participação, visto que não se trata de um conceito absoluto, a dissertação indica a necessidade de lançar luz a algumas escolhas que lhes são implícitas, a fim de que se possa obter sua real significação. "Quem participa (quem é o sujeito)? No que participa (em qual ação ou projeto)? Por que e para que participa (que motivações, necessidades ou interesses o movem; que finalidade objetiva alcançar)? E finalmente: participa como (qual o seu poder nesse 'contexto participativo')?" São as interrogações que procura desvelar. A seguir, tomando por base que a idéia de "povo pacífico, dócil e cordial", e especialmente "nunca beligerante",
    que habita o senso comum no imaginário nacional, não condiz com a realidade histórica do Brasil - fato que tem sido amplamente estudado na historiografia - investiga a possibilidade de encontrar sinais ou tentativas de participação popular nos rumos e definição da política educacional brasileira ao longo de sua história. No intuito de subsidiar o aprofundamento dessa análise histórica ao tratar da última década do século 20 e início do século 21, e tendo em vista ) colaborar para o traçado de condicionantes inibidores ou facilitadores da participação, identifica dissertações e teses que foram produzidas em universidades paulistas entre 1990 e 2002 e que versam direta ou indiretamente sobre questões relativas à participação da comunidade na escola pública paulista e brasileira. Parte da premissa de que o traçado desses condicionantes da participação, o esclarecimento conceitual e o resgate histórico compõem uma etapa necessária da reflexão sobre a democratização do sistema educacional, que viabilize a análise crítica de experiências e sugestões pelos diferentes atores do cenário escolar brasileiro, de modo que essas experiências e sugestões possam ser adaptadas, reformuladas, integradas ou rebatidas em sua prática, rumo à construção de uma escola crítica, participativa de fato, e que, portanto, possa contribuir efetivamente para o fim da dominação que produz a luta de classes. Conclui que a participação é uma conquista e um aprendizado que deve se estender
    coletivamente a todas as esferas da vida social, sendo a escola pública um lócus estratégico para disseminá-la na práxis, no intuito de ocupar criticamente os canais abertos (as brechas no sistema) e conquistar caminhos novos de participação popular, rumo à transformação social
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 238 p.
  • Idioma: Português

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