skip to main content

Intervenção fonoaudiológica na afasia utilizando múltiplas vias sensoriais

Marília Cancian Bertozzo Cristina do Espírito Santo; Magali de Lourdes Caldana; JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro" (19. 2012 Bauru)

Anais Bauru: FOB-USP, 2012

Bauru FOB-USP 2012

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Intervenção fonoaudiológica na afasia utilizando múltiplas vias sensoriais
  • Autor: Marília Cancian Bertozzo
  • Cristina do Espírito Santo; Magali de Lourdes Caldana; JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro" (19. 2012 Bauru)
  • Assuntos: FONOAUDIOLOGIA; AFASIA; LINGUAGEM
  • É parte de: Anais Bauru: FOB-USP, 2012
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Os quadros de afasia instalam-se como consequência de lesões no cérebro provocadas por traumas ou acidente vascular encefálico (AVE), levando a alterações de compreensão e/ou expressão da linguagem. As sequelas dependem da localização e do tamanho da área atingida. As alterações mais comuns nos casos de AVE são hemiplegia, alterações de fala, memória e em muitos casos, alterações visuais. Sabe-se que o desempenho comunicativo eficaz depende da integridade das funções sensoriais, desta forma, alterações no processo de comunicação decorrente de um quadro afásico podem ser intensificadas quando somadas a uma deficiência visual. Este estudo objetivou apresentar o planejamento terapêutico de um paciente diagnosticado com Afasia de Condução após AVC com prejuízo na expressão da linguagem oral e dificuldades visuais. Para terapia foram utilizadas pistas auditivas, articulatórias, melódicas, olfativas, gustativas e táteis como forma de facilitar a comunicação. As pistas auditivas envolveram sons de animais e objetos, trechos de música e repetição pela terapeuta de maneira melódica. Com objetos concretos em tamanho real ou miniatura, foi estimulada a via tátil, proporcionando ao paciente um contato direto com o objeto trabalhado. As vias gustativas e olfativas foram trabalhadas utilizando alimentos. O plano terapêutico foi baseado na exploração dos sentidos íntegros, utilizando múltiplas vias de acesso, visando principalmente estimular o acesso ao léxico e melhorar a evocação de palavras e nomeação. Com a utilização dessas estratégias observou-se um aumento na capacidade de repetição, nomeação e produções orais espontâneas que proporcionaram uma melhora do desempenho comunicativo do paciente.
    Desta forma, conclui-se que a Fonoaudiologia pode colaborar na reabilitação de linguagem de pacientes afásicos com outros comprometimentos associados, adaptando a terapia às condições e prioridades de cada indivíduo, utilizando pistas e estratégias de priorizem as vias mais preservadas e estabelecendo metas que reduzam suas dificuldades e proporcionem uma melhor comunicação e qualidade de vida.
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 71.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.