skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Ciclo vigília/sono e transtornos da puberdade

F. J. Torres Luiz Silveira Menna Barreto; A Ferrari; I. J. P Arnhold; Congresso Instituto Ciências Biomédicas, IV (2. 2003 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Pesquisa do ICB/USP

São Paulo Comissão de Pesquisa do ICB/USP 2003

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Ciclo vigília/sono e transtornos da puberdade
  • Autor: F. J. Torres
  • Luiz Silveira Menna Barreto; A Ferrari; I. J. P Arnhold; Congresso Instituto Ciências Biomédicas, IV (2. 2003 São Paulo)
  • Assuntos: FISIOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de Pesquisa do ICB/USP
  • Notas: Disponível em CD-ROM
  • Descrição: Objetivos: Na adolescência é freqüente observar o fenômeno conhecido como "atraso de fase de sono", que consiste no deslocamento dos episódios de sono para horários mais tardios. Estudos com indivíduos em desenvolvimento normal sugerem que esse fenômeno esteja relacionado com o processo de maturação hormonal da puberdade. Neste trabalho, verificamos a consistência de tais correlatos avaliando o ciclo vigília/sono em indivíduos que apresentam hipogonadismo hipergonadotrófico. Esperamos encontrar atraso de fase após a terapia hormonal. Métodos: No ambulatório de Endocrinologia do HCFMUSP pacientes com síndrome de Turner recebem estrógenos conjugados. Selecionamos 14 pacientes, do sexo feminino, com síndrome de Turner (idades entre 12 e 18 anos), de acordo com a previsão para tratamento para avaliarmos o CVS dos mesmos antes e durante o controle hormonal. Cada paciente respondeu um questionário de hábitos de sono, com informações sobre as condições de moradia, problemas de saúde e seus hábitos de sono. Questões sobre os horários de dormir e acordar e medidas de temperatura oral foram respondidas, em casa, por 9 dias consecutivos, em diários de sono, antes e após 5 meses de tratamento. Resultados: Encontramos relatos de maior duração do sono nos finais de semana do que nos dias letivos em todos os sujeitos que estudavam de manhã, independentemente do início de tratamento e idade cronológica, o que é indício de privação de sono durante a semana. Conclusão: Nossos resultados sugerem que o CVS de pacientes com síndrome de Turner é semelhante ao de adolescentes normais. A indução hormonal não alterou o padrão de sono das pacientes ocasionando o atraso de fase do sono, pois este já estava presente antes do início do tratamento. Nossa hipótese é que o resultado esteja relacionado a fatores sociais relacionados à adolesc
  • Editor: São Paulo Comissão de Pesquisa do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: Poster 200.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.