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Desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças de 0 aos 5 anos

Karina Ferreira Regina Tangerino Souza Jacob; Adriane Lima Mortari Moret; Maria Cecília Bevilacqua; Encontro Internacional de Audiologia (28. 2013 Salvador)

Anais Científicos São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2013

Academia Brasileira de Audiologia São Paulo 2013

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  • Título:
    Desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças de 0 aos 5 anos
  • Autor: Karina Ferreira
  • Regina Tangerino Souza Jacob; Adriane Lima Mortari Moret; Maria Cecília Bevilacqua; Encontro Internacional de Audiologia (28. 2013 Salvador)
  • Assuntos: AUDIÇÃO; CRIANÇAS
  • É parte de: Anais Científicos São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2013
  • Notas: Disponível em:<http://www.audiologiabrasil.org.br/eiasalvador2013/pg.php?pg=anais>. Acesso em: 21 maio 2013.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Desde a década de 90 o Sistema Único de Saúde vem investindo na saúde auditiva, ficando isto mais evidente a partir da “Política Nacional de Saúde Auditiva”, e em 2011, com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – “Viver sem Limite”. A demanda de bebês nos serviços de saúde auditiva tem aumentado devido a Lei Federal que dispõe sobre a obrigatoriedade da triagem auditiva neonatal. Nesse raciocínio, com o aumento de investimentos e incentivo governamental, evolução tecnológica e possibilidade de intervenção adequada desde os primeiros meses de vida, pode-se prever que o ritmo do desenvolvimento auditivo e de linguagem das crianças com deficiência auditiva poderá ser potencializado. O objetivo desse trabalho foi levantar a literatura relacionada ao desenvolvimento das habilidades auditivas. Metodologia: Pesquisa em bases de dados eletrônicas, em que se buscou construir um referencial teórico sobre o desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças ouvintes desde o nascimento até os 5 anos de idade. Resultados: Os estudos coletados foram dispostos em quadros e organizados conforme os meses de idade de aquisição das habilidades auditivas (detecção auditiva, discriminação auditiva, localização da fonte sonora, reconhecimento, memória auditiva de curto prazo, compreensão auditiva), os autores e o ano de publicação, facilitando a correlação dos dados e a visualização da evolução na aquisição. Conclusão: A literatura pesquisada contemplou a faixa etária de 0 a 60 meses, sendo que a partir dos 55 meses de idade todas as habilidades auditivas estão adquiridas, e serão refinadas com o passar dos anos. As produções científicas apontam a necessidade de protocolos padronizados para a realização das avaliações das habilidades auditivas
  • Editor: Academia Brasileira de Audiologia São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: abst. P-126.
  • Idioma: Português

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