skip to main content

Educação Financeira: uma proposta de cenário para investigação no Ensino Fundamental

Silva, Pedro Pereira Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2020-02-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação Financeira: uma proposta de cenário para investigação no Ensino Fundamental
  • Autor: Silva, Pedro Pereira Da
  • Orientador: Dias, David Pires
  • Assuntos: Cenários Para Investigação; Educação Financeira; Educação Matemática Crítica; Escola Pública; Critical Mathematics Education; Financial Education; Public School; Scenarios For Research
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Este trabalho apresenta uma proposta de um cenário para investigação com referências a elementos da vida real no Ensino Fundamental II. O objetivo desta proposta é provocar reflexões sobre a valorização da escola pública e desenvolver atividades que permitam trabalhar temas da Educação Financeira, em particular a elaboração de orçamentos e a gestão de despesas. O desenvolver da pesquisa ancorou-se nos pressupostos da Educação Matemática Crítica, em especial os cenários para investigação. A aplicação das atividades foi realizada em uma escola da rede municipal de São Paulo com alunos de 90 ano em que o pesquisador atua como professor dessas turmas. Foram realizadas duas aplicações. Um projeto piloto em 2018, onde tivemos indícios de que as atividades propostas fomentavam discussões que iam ao encontro do que objetivávamos no projeto, e a partir dessa primeira experiência, aprimoramos as atividades e fizemos as modificações que julgamos necessárias. Feito isso, realizamos uma segunda aplicação em 2019. Ao longo da pesquisa obtivemos resultados de que, um ambiente de aprendizagem, iniciado a partir de um cenário para investigação com elementos da vida real, favorece uma educação que pode contribuir para o engajamento e a formação crítica dos alunos, seja na transformação de suas ações como também na preocupação do bem coletivo ao refletirem sobre a importância da escola pública, do cuidar e valorizar. Outro resultado que destacamos é em relação as contribuições na prática docente. O cenário para investigação pode estabelecer um ambiente de aprendizagem com atividades mais significativas para os alunos, além disso, é de um potencial enriquecedor no amadurecimento docente, e em nossos resultados destacaremos os desafios e aprendizados possibilitados ao nos colocarmos em zona de risco.
  • DOI: 10.11606/D.45.2020.tde-09032020-144721
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2020-02-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.