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O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal

Silva, Cristiano José Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-08-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal
  • Autor: Silva, Cristiano José Da
  • Orientador: Silveira, Paulo Henrique Fernandes
  • Assuntos: Hegemonia; Princípio Educativo; Estado Integral; Estrutura-Superestrutura; Fim Do Estado; Integral State; Hegemony; Educative Principle; End Of State; Structure-Superstructure
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Neste trabalho, buscamos encontrar os nexos fundamentais entre a teoria política gramsciana e suas bases filosóficas. Como estratégia fundamental, elegemos a pedagogia, em particular o conceito de princípio educativo, como ponto de referência a partir do qual os mencionados nexos podem ser evidenciados. A pedagogia será posicionada, então, como uma fração basilar - da teoria gramsciana da hegemonia, isto é, o processo motriz que aciona as tendências de surgimento, desenvolvimento e crise de um determinado bloco histórico, com ênfase na moderna sociedade industrial, foco do interesse principal de Gramsci. Enquanto assunto intrínseco da crítica gramsciana da ideologia, o princípio educativo é posicionado no eixo da discussão acerca da relação entre estrutura e superestrutura, nos permitindo entrever a importância dos intelectuais e de seus processos formativos na organização da cultura, constituindo a anatomia mesma do referido bloco histórico. Por fim, a crítica filosófica da pedagogia nos levará, diretamente, ao problema da relação Estado e sociedade civil, sua imbricação dialética, apontando as possibilidades de absorção da forma estatal no interior da sociedade civil.
  • DOI: 10.11606/D.48.2020.tde-11122019-175124
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-08-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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