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Instrução programada versus ensino por computador um estudo comparativo de eficiência e aspectos psicoeducacionais

Maria do Carmo Guedes Rocha Geraldina Porto Witter 1934-2014

1992

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T LB1028.5 R672i e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Instrução programada versus ensino por computador um estudo comparativo de eficiência e aspectos psicoeducacionais
  • Autor: Maria do Carmo Guedes Rocha
  • Geraldina Porto Witter 1934-2014
  • Assuntos: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; INSTRUÇÃO PROGRAMADA; COMPUTADOR NO ENSINO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Verifica a eficiencia de 2 modalidades de instrucao programada (ip), atraves de texto programado e computer-assisted instruction (cai), e analisa a atitude relacionada a essas modalidades. Os ss sao 20 alunos de um curso de psicologia da cidade de sao paulo, de ambos os sexos, com idade entre 17 e 25 anos, de nivel socio-economico medio, e com experiencia anterior em ip e computacao. Divide os ss em 2 grupos: g-c (grupo computador) e g-ip (grupo instrucao programada). Realizaduas experiencias: 1) com treino informatizado: texto em ip apresentado na tela do micro-computador, manipulado pelo teclado; 2) com treino nao informatizado: o mesmo texto, apresentado em material impresso, com respostas escritas. Submete os ss a 4 sessoes experimentais, alternadamente, correspondentes a 4 unidades do conteudo do texto. Verifica que os 2 recursos sao igualmente eficientes, tendo havido aquisicao de conhecimentos em todas as unidades estudadas, com excecao da ultima, em apenas um dos grupos; ha equivalencia de atitudes entre os grupos, com tendencia ao realce de favorabilidade (atencao, logicidade e motivacao) e desfavorabilidade (individualismo e nao comunicabilidade) ao uso destes recursos no ensino. Conclui que os recursos empregados sao eficazes e o perfil de atitudes diante deles indica uma tendencia geral a neutralidade
  • Data de criação/publicação: 1992
  • Formato: 153 p.
  • Idioma: Português

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