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Quando o resultado menos importa a cultura das celebridades na espetacularização da cobertura do esporte nos meios de comunicação de massa

Ary José Rocco Junior Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (35. 2012 Fortaleza)

Fortaleza 2012

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Quando o resultado menos importa a cultura das celebridades na espetacularização da cobertura do esporte nos meios de comunicação de massa
  • Autor: Ary José Rocco Junior
  • Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (35. 2012 Fortaleza)
  • Assuntos: JORNALISMO ESPORTIVO; JOGOS OLÍMPICOS; MEIOS DE COMUNICAÇÃO; COMENTÁRIO JORNALÍSTICO; ESPORTES (CULTURA); CONSUMO
  • Notas: Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-0522-1.pdf>. Acesso em 23 jun. 2014;XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Fortaleza, CE, de 3 a 7 de setembro de 2012;Trabalho apresentado no GP Comunicação e Esporte do XII Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O artigo apresentado faz parte de projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Descrição: O discurso dos meios de comunicação de massa, em tempos de pós-modernidade, está cada vez mais relacionado com o consumo do produto esporte. A construção da espetacularização dos eventos esportivos na mídia, por diversas oportunidades, serve a esse propósito. O objetivo deste trabalho, parte integrante de Projeto de Pesquisa financiado pela FAPESP, é investigar e analisar, com base no acompanhamento da mídia esportiva impressa, os diversos caminhos, no imaginário popular, da construção da espetacularização das competições esportivas. Para isso, analisaremos a cobertura a ser realizada por seis dos principais veículos impressos do país dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. É nossa intenção demonstrar como a construção do evento esportivo pela mídia impressa procura transformar atletas em celebridades. Pautas dedicadas aos aspectos comportamentais e pessoais dos esportistas ocupam mais espaço, na cobertura da mídia, do que fatores esportivos, como treinamentos e resultados das competições. O objetivo dessa preferência no discurso da mídia, pretendemos comprovar, é espetacularizar o esporte e reafirmar a cultura do consumo esportivo, aumentando sua importância econômica
  • Editor: Fortaleza
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: 13 p.
  • Idioma: Português

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