skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Verdades sobre os problemas de aprendizagem na escola e providências para superá-los uma análise dos discursos da Psicologia
Ana Laura Godinho Lima
Currículo sem Fronteiras [s.l.] v. 17, n. 1, p. 92-107, jan./abr. 2017
s.l. 2017
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Verdades sobre os problemas de aprendizagem na escola e providências para superá-los uma análise dos discursos da Psicologia
Autor:
Ana Laura Godinho Lima
Assuntos:
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
;
MANUAIS
É parte de:
Currículo sem Fronteiras [s.l.] v. 17, n. 1, p. 92-107, jan./abr. 2017
Notas:
Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss1articles/lima.pdf. Acesso em: 07 jun. 2021
Descrição:
Neste artigo, examinam-se os discursos da psicologia destinados aos professores em formação sobre o mau rendimento dos alunos na escola. A partir do estudo de manuais dessa disciplina empregados nas escolas normais na primeira metade do século XX, busca-se identificar as causas associadas ao problema, assim como as recomendações para a sua superação. A análise recorre aos escritos de Michel Foucault sobre a análise do discurso. Ao longo do século XX, a psicologia ocupou uma posição central nos currículos de formação de professores. Acreditou-se que as descobertas sobre o psiquismo do aluno estabeleceriam bases seguras para as práticas pedagógicas. Essa expectativa se manifestava nos discursos educacionais desde a última década do século XIX, quando se procurou organizar um sistema público de ensino. As novas escolas seriadas instituíram a homogeneização das classes por meio da divisão dos alunos em turmas da mesma idade. As diferenças de aproveitamento entre as crianças logo se evidenciaram, apresentando-se como um problema em uma escola organizada para realizar o ensino simultâneo. Os alunos que não conseguiam aprender no ritmo esperado representavam um entrave para a administração do ensino, pois, ao mostrarem-se refratários à instrução e à moralização escolar, eram temidos como uma ameaça à sociedade.
Editor:
s.l.
Data de criação/publicação:
2017
Formato:
p. 92-107.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Link para o recurso
Acesso ao documento completo
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript