skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Inventariando o corpo na pesquisa educacional sobre a constituição de um arquivo proliferante

Angélica Vier Munhoz Julio Groppa Aquino

Currículo sem Fronteiras, s.l. v. 20, n. 1, p. 313-331, jan./abr. 2020

s.l. 2020

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Inventariando o corpo na pesquisa educacional sobre a constituição de um arquivo proliferante
  • Autor: Angélica Vier Munhoz
  • Julio Groppa Aquino
  • Assuntos: Foucault, Michel 1926-1984; PESQUISA EDUCACIONAL; FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
  • É parte de: Currículo sem Fronteiras, s.l. v. 20, n. 1, p. 313-331, jan./abr. 2020
  • Notas: Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.17. Acesso em: 02 maio 2023
  • Descrição: Este artigo apresenta alguns resultados de uma investigação acerca dos empregos da ideia de corpo na pesquisa educacional, tendo como suporte teórico-metodológico a noção de arquivo segundo Michel Foucault. Assim, foram selecionados os resumos de artigos – publicados no período de 1997 a 2018 – dos 55 periódicos da área educacional mais bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de acordo com os estratos A1, A2 e B1 no último quadriênio avaliativo. A imersão no material selecionado demandou, inicialmente, a contextualização das principais reincidências discursivas, suas saturações e, ao mesmo tempo, suas reinvenções constantes. No segundo momento, optou-se por um procedimento de inventariação dos enunciados em circulação, a fim de situar os diferentes modos como a ideia de corpo subscreve e, outras vezes, extravasa os discursos dominantes na pesquisa educacional. Em síntese, operou-se um mosaico de distintas discursividades sobre o corpo na educação, apontando a impossibilidade de apreendê-lo segundo uma totalidade lógica.
  • Editor: s.l.
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 313-331.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.