skip to main content

Bioprospecção de policetônicos em microrganismos endofíticos

F. Andrielli J. D Rojas; E. C. T Saenz; W. L Araujo; Gabriel Padilla; Congresso Brasileiro de Genética (54. 2008 Salvador, Brasil)

Programa Ribeirão Preto, 2008

Ribeirão Preto Sociedade Brasileira de Genética 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Bioprospecção de policetônicos em microrganismos endofíticos
  • Autor: F. Andrielli
  • J. D Rojas; E. C. T Saenz; W. L Araujo; Gabriel Padilla; Congresso Brasileiro de Genética (54. 2008 Salvador, Brasil)
  • Assuntos: MICROBIOLOGIA
  • É parte de: Programa Ribeirão Preto, 2008
  • Descrição: Os compostos policetônicos correspondem a um vasto grupo de produtos naturais com atividade biológica variada, compreendendo fármacos utilizados rotineiramente na clínica médica, como a lovastatina (regulador de colesterol), doxorubicina (antitumoral), eritromicina (antibiótico) e avermectina (antiparasitário). A biossíntese destes compostos é catalisada por enzimas da super família das policetônico sintases (PKS), que apresentam seqüências com regiões consenso para a construção de primers para PCR, úteis para dinamizar a triagem de organismos produtores. Este trabalho teve como objetivo: verificar a freqüência de genes da superfamília PKS em uma coleção de microrganismos endofíticos, representada por 46 Actinomicetos e 210 fungos filamentosos e, avaliar a atividade biológica de cepas selecionadas. O DNA genômico dos endofíticos foi usado como molde em reações de amplificação por PCR com primers degenerados para os domínios de CHS (Chalcona sintase), cetosintase e metil transferase da superfamília de PKS. Cerca de 20% dos fungos utilizados na bioprospecção apresentaram produtos de PCR com 700 bp para cetosintase e 350 bp para metil transferase e 9% dos Actinomicetos obtiveram produtos de PCR com 600 bp para CHS e metade deles (50%), foram amplificados com primers para cetosintase do tipo II (650 pb). Os fragmentos obtidos com a amplificação utilizando o DNA de fungos foram seqüenciados e comparados com os dados do GenBank, revelando alta identidade (entre
    60-98%) com os domínios cetosintase e metiltransferase do sistema PKS tipo I, correlacionados a biossíntese de policetônicos por fungos dos gêneros Aspergillus, Penicillum dentre outros. ) A triagem dos Actinomicetos também revelou amplicons com elevada identidade (entre 84-91%) com genes que codificam proteínas do sistema PKS tipo III, como RppA e THNS e do tipo II (cetosintase) das bactérias Streptomyces spp e Pseudomonas fluorescens. Ensaios de avaliação da atividade antibiótica foram realizados com os endofíticos que tiveram as seqüências confirmadas de PKSs e, em alguns casos ocorreu inibição contra bactérias Gram positivas e negativas, leveduras e fungos filamentosos. Em complemento, 12 extratos de fungos foram purificados por TLC (Thin Layer Chromatography) e apresentaram bandas com o valor de Rf similar ao padrão de lovastatina. Estes resultados demonstram que os microrganismos da coleção de endofíticos apresentam um grande potencial para a exploração biotecnológica e confirmam que a utilização de ferramentas de biologia molecular, como os primers degenerados para PCR, dinamizam a bioprospecção de microrganismos produtores de compostos com atividade biológica importante, como os policetônicos.
  • Editor: Ribeirão Preto Sociedade Brasileira de Genética
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 31.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.