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Validade e confiabilidade dos instrumentos de seleção para o ensino superior o caso dos cursos de ciências econômicas e matemática da Universidade Católica de Brasília

Ailton Paulo de Oliveira Júnior Myriam Krasilchik

2002

Localização: FE - Faculdade de Educação    (37.06 O48v )(Acessar)

  • Título:
    Validade e confiabilidade dos instrumentos de seleção para o ensino superior o caso dos cursos de ciências econômicas e matemática da Universidade Católica de Brasília
  • Autor: Ailton Paulo de Oliveira Júnior
  • Myriam Krasilchik
  • Assuntos: VESTIBULAR -- BRASÍLIA; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A natureza de uma avaliação objetiva dos exames vestibulares, assim como alguns problemas metodológicos com relação às provas utilizadas no processo de seleção, ou seja, a qualidade dessas provas, é importante para a eficiência do processo de seleção. Para que a escolha seja adequada o instrumento selecionado deverá possuir importantes qualidades que são a validade e a confiabilidade. A validade não pode estar separada da proposta de mensuração porque é através dela que julgamos se atingimos os objetivos levantados e se fizemos a escolha adequada do instrumento de avaliação, mostrar as suas limitações. A confiabilidade, por sua vez, mede a consistência do resultado, buscando eliminar os erros inerentes ao processo. O trabalho analisa os instrumentos de avaliação dos processos de seleção de candidatos que tiveram como primeira opção os cursos de Ciências Econômicas e Matemática - áreas de atuação diferentes (exatas e humanas) e que apresentem interfaces na formação de seus alunos - da Universidade Católica de Brasília, dos Concursos Vestibulares: 2º semestre de 1997 e 1º semestre de 1998 que foram realizados em uma única fase; e 2º semestre de 1998 e 1º semestre de 1999, sendo realizados em duas fases. Para o cálculo da confiabilidade do instrumento de seleção e pela limitação de banco de dados da UBC utilizar-se-á a fórmula K-R 21 que é o meio mais simples de estimar a confiabilidade dos escores das provas dos Concursos Vestibulares, exigindo o seu número de
    itens, a média (aritmética) e o desvio-padrão destes, e o coeficiente alfa de Cronbach será utilizado para a determinação da confiabilidade entre o conjunto destas provas. A validade discriminante considera que uma prova discrimina bem quando há dispersão entre os escores (pontos) obtidos pelos alunos. Se não há dispersão, ou seja, se muitos alunos têm apenas esse ou aquele escore, é sinal de que a prova não discriminou bem. Concebe-se como validade ) preditiva de um teste o grau de eficácia que ele tem em predizer um desempenho específico de um indivíduo, tornando-se este desempenho o seu critério. Portanto, o presente trabalho envolve uma variável preditora expressa pelas médias dos escores das diferentes provas do Concurso Vestibular e variáveis sócio-demográficas (sexo, idade, local de moradia e local de nascimento) e uma variável chamada critério constituídas pelas médias das notas obtidas nas diversas disciplinas curriculares de cada um dos três primeiros semestres, dos candidatos admitidos à Universidade Católica de Brasília, nos cursos em estudo no respectivo processo seletivo desta universidade, utilizando o modelo de regressão múltipla. São determinados coeficientes de correlação entre as variáveis preditoras e critério, bem como estudos comparativos, constituindo-se como elementos críticos do processo de validação. É estudado o construto "raciocínio lógico matemático", expresso pelos projetos pedagógicos dos cursos de Ciências Econômicas e
    Matemática da Universidade Católica de Brasília, justificando-se pelo grande vínculo que a teoria matemática mantém com os cursos estudados neste trabalho e pelo peso conferido à prova de matemática na seleção dos alunos que serão admitidos nestes cursos. O presente estudo, além de analisar o processo avaliativo da seleção de candidatos destes cursos da Universidade Católica de Brasília, incluirá sugestões que orientem novas pesquisas na área, hábeis para produzir informações melhor estruturadas e com maior força empírica e uma metodologia que forneça subsídios que auxiliem na escolha do melhor processo para esta seleção
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 223 p.
  • Idioma: Português

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