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Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas

Conforti, Cristine Marie Tedeschi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2008-03-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas
  • Autor: Conforti, Cristine Marie Tedeschi
  • Orientador: Rocco, Maria Thereza Fraga
  • Assuntos: Autobiografia; Epistemologia; Conhecimento; Cientistas E Ficcionistas; Subjetividade; Cientists And Writers; Autobiography; Epistemology; Knowledge; Subjectivity
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Com base em textos autobiográficos dos ficcionistas Jorge Luis Borges, José Saramago e Umberto Eco, dos físicos Albert Einstein e Richard Feynman, e do biólogo e psicólogo Jean Piaget, o trabalho examina os percursos e procedimentos de aprendizagem desses expertos nas áreas de Literatura e Ciências, em conjunto com a construção da subjetividade que emerge da escrita autobiográfica. Considerando as condições instáveis do objeto de investigação -- uma epistemologia pessoal e incompleta, depreendida de um relato evocado pela memória -- o trabalho enfoca tais autobiografias do ponto de vista da estrutura narrativa, ou seja, como a forma da escritura expressa um conteúdo complexo: o sujeito e seu conhecimento, o sujeito que se constrói emaranhado ao saber que traz sentido à vida e ao próprio relato da vida. Para a interpretação das autobiografias são utilizados procedimentos da teoria literária, bem como fundamentos da psicologia, psicanálise e epistemologia; ancorada na análise do texto, a interpretação abrange a avaliação do papel da afetividade, da educação formal e informal e do contexto histórico e sócio-cultural na constituição do conhecimento em sujeitos, cujo itinerário cognitivo se concretizou em obras consagradas universalmente. Para além da descrição e confirmação de talentos, o que se pretende, sobretudo, é discutir a abrangência desses relatos singulares sobre as condições para descobertas, aquisições e transformações de saberes e, conseqüentemente, sobre a acessibilidade potencial do conhecimento a todos os homens.
  • DOI: 10.11606/T.48.2008.tde-25062008-102810
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2008-03-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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