skip to main content

A fotografia na arte contemporânea e o terreno da ficção: Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente

Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2015-06-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A fotografia na arte contemporânea e o terreno da ficção: Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente
  • Autor: Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro Da
  • Orientador: Silva, Marcos Antonio da
  • Assuntos: Brasil; Fotografia E Arte Contemporânea; Regina Silveira; Ficção; Carlos Fadon Vicente; Brazil; Photography And Contemporary Art; Fiction
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Esta tese parte dos contextos de obras de Regina Silveira (Porto Alegre, RS, 1939) e Carlos Fadon Vicente (São Paulo, SP, 1945), realizadas a partir dos anos de 1970, para reflexão e problematização sobre as relações entre fotografia e ficção, na arte contemporânea. Entre os artistas brasileiros que tiveram importante atuação nos anos 1970 no uso da fotografia como elemento de suas obras, ou como fotógrafos, este estudo enxerga em Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente pesquisas seminais e declaradas em torno da representação e do debate sobre a visualidade, que persistem até hoje. Este estudo reconhece também similaridades nas obras dos dois artistas, mesmo que trabalhadas de modo diferente, no que concerne ao uso de elementos que levam à problematização do conceito de representação e à ideia de ficção. A dualidade entre arte e fotografia e vice-versa, permeia toda a tese. Da mesma forma, o debate em torno da ficção dado a partir da ideia de terreno como conjunto de significados capaz de problematizar diversas noções de ficção: fingir, imitar, parecer semelhante, real, verdadeiro, fidedigno, verossímil. Iludir, encenar, construir, falsificar. Tornar ambíguo, virtual, simular. O ponto fulcral da questão reside no jogo em torno da representação, da natureza artificiosa da imagem fotográfica. A fotografia permeia o campo das Artes Visuais e o da própria Fotografia, como suporte mediático que possibilita se pensar a questão da representação, o embate entre as noções de realidade e de ficção e a permeabilidade entre ambas: a ficção pode constituir uma realidade em si mesma. A ideia de ilusão explorada e demonstrada a partir do uso da fot ografia como fonte ficcional. As reflexões giram ao redor do debate sobre a representação na ou por meio da fotografia. As noções de ilusão, ficção e simulacro se manifestam de maneira semelhante e intercambiável tanto quando estamos diante da fotografia (tout court), como de uma obra visual que tem a fotografia como base. Quando o assunto é fotografia, alguns debates entram em pauta. Por exemplo, a questão da fotografia como documento, como memória; o embate entre real e ficcional; a fotografia como arte; a postura do fotógrafo perante a fotografia. No momento em que o assunto é arte contemporânea, outros debates ao redor da fotografia, e da própria arte, são suscitados como o caso em que a fotografia está presente como componente da obra, e, dessa forma, de que maneira ela dialoga com a arte e cria sentidos semelhantes àqueles quando se trata da fotografia tout court. Observam-se as especificidades da fotografia e seu trânsito entre os campos, Arte e Fotografia, permeando-os, de modo a refletir sobre o que acontece quando está no campo da Arte Contemporânea e de que forma contribui para trazer à tona uma discussão sobre ficção e representação. Como faceta metodológica, este estudo emprega, além das imagens das obras visuais, entrevistas com os dois artistas e documentos de época, de modo a contextualizar, esclarecer e enriquecer o debate e a reflexão empreendidos na tese.
  • DOI: 10.11606/T.8.2016.tde-11012016-124401
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2015-06-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.